As pessoas não compram produtos, bens e serviços, mas compram soluções e experiências. Como isso funciona para o negócio que você atua?
- Quem é o público alvo, ou as personas do negócio? – É a primeira pergunta, pois compreender o público-alvo ou as personas do negócio ajudará a desenvolver estratégias de marca alinhadas ao público ideal, desde a criação ou do posicionamento para atrair este público até entender quais produtos, bens e serviços, ou seja, quais soluções, experiências gera interesse e devem ser oferecidos. Saber onde e como será melhor comercializá-los, que tipo e forma de conteúdo eles procuram, é fundamental.
É muito importante detalhar o público alvo como personalidades. Exemplo: em vez de segmentar “mulheres de tal idade”, que é muito amplo, pense numa cliente ideal como a “Jéssica, de 32 anos, profissional liberal, interessada em fitness e bem estar, etc., etc.” que é bem mais específico e ajuda no direcionamento dos esforços. Criar personas, ou clientes ideais para seus negócios, ajuda em muito a orientar seus esforços de marketing tradicional e digital.
- Ninguém sabe quem você é? - Se ninguém sabe quem você é ou o que você vende, como poderão comprar de você? - Você precisa de uma estratégia de marketing sólida para divulgar seu nome e conquistar seguidores. Exemplo: em vez de postar aleatoriamente, ou que vem a mente, nas redes sociais, crie um calendário de conteúdo alinhado aos seus objetivos de negócio. Compartilhe uma combinação de conteúdo educacional, promocional e envolvente para atrair e reter clientes.
Outro problema comum é não estar comunicando a proposta de valor exclusiva, aquilo que só a sua proposta tem. - O que diferencia seu produto, bem ou serviço da concorrência, oferecendo algo distinto e valioso aos clientes? – Ao invés de apenas listar recursos, explique como o seu produto, bem ou serviço resolve um problema, oferece uma experiência ou melhora a vida dos clientes alvo. Use as mídias sociais para compartilhar depoimentos de clientes, histórias de sucesso e demonstrações para dar uma ideia de quanto vale o que você oferece.
O que muita gente não se dá conta é que uma boa venda deve ser uma boa experiência. Forçar demais ou pressionar a outra pessoa, não melhora o desempenho e pode até piorar. Ser criativo na abordagem pode ajudar a ser diferenciado. Quanto mais praticar a venda, melhor será o desempenho.
Prestigiar os negócios, bens e serviços de quem prestigia os seus negócios, bens e serviços não é só uma cortesia, como é um ato de mínima inteligência. Se esta diretriz faz sentido para você pratique e incentive as pessoas próximas, da família e da equipe a praticarem esta reciprocidade também.
Dizer que é bom é importante, mas não faz ninguém bom por si só. Provar com avaliações, certificações, casos de sucesso, bons depoimentos de clientes, é tão importante quanto ser bom. O preço não importa muito, quando todo o resto está bem alinhado, tem qualidade e um bom diferencial.
Ouvir ativamente as necessidades do outro é uma regra da vida, assim como conduzir as conversas com empatia. Uma comunicação aberta, clara e direta desde o início do atendimento e da venda é muito importante. Não faça coisas que você não quer, só para agradar seus clientes. Sua reputação é única coisa que você nunca comprará com dinheiro. Às vezes, fechar na primeira chance não é possível. Ser paciente e tão importante quanto não ser agressivo. Também é importante desapegar do resultado, porque às vezes não é negócio certo. Existem outros negócios e outros clientes por aí. Perder uma negociação não significa o fim do mundo.
A maioria das pessoas não se importa com as palavras ou mesmo com ações, mas com o sentimento e a energia. Uma maneira segura de impressioná-los é dar sempre mais do que recebe. Por isso, trate vendas como uma forma de arte, com respeito. Você elimina os medos ao enfrentá-los, então, entre no cenário de vendas para ganhar.
E sempre lembre que tudo fica melhor quando você faz com amor.
Um abraço e até a próxima!