Enecamp/Aberto de Esportes – O primeiro final de semana de novembro registrou a realização do 7º Encontro de Esportes Campeiros (Enecamp) e 31º Aberto de Esportes, promovidos pelo MTG, com apoio da 7ªRT e Prefeitura de Marau. O maior objetivo desses dois eventos simultaneamente realizados é preservar os esportes tradicionais no Estado. Fazem parte dos jogos: bochas (campeira e 48), truco (cego e de amostra), tava (jogo do osso), tetarfe (jogo de argolas), tejo (jogo de moedas) e da ferradura. Participaram 23 Regiões Tradicionalistas, sendo a 7ª RT a grande campeã geral dos esportes, levando para casa o Troféu Rotativo Tronco de Ouro. Este troféu foi especialmente pensado para circular entre os campeões, a exemplo do que já acontece com o Enart e a Fecars. Neste mesmo evento foram realizadas oficinas de bolinha de gude, laço vaca parada e bodoque, além de jogos de confraternização entre conselheiros, coordenadores e vices.
Enart 2023 – A solenidade de abertura oficial do 36º Enart aconteceu sexta-feira, 24, com apresentação do campeão de 2022, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha. Ainda na sexta-feira, iniciaram as competições de danças tradicionais. Os vencedores das modalidades serão conhecidos no domingo, 26.
Enart solidário – A edição do Enart desse ano mais uma vez terá o ingresso solidário, por meio da doação de um brinquedo, que dará desconto no valor e beneficiará as crianças de Santa Cruz do Sul em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, foram arrecadados mais de quatro mil brinquedos.
Enart inclusivo – A partir do ano de 2009, o Enart é transmitido pela internet. Esse ano as danças tradicionais forças A e B e a chula serão transmitidos ao vivo e com intérprete de libras. No Ginásio Poliesportivo, onde acontece a modalidade danças tradicionais força A, e no Centro de Eventos, estrutura nova, onde acontece a força B, tem um espaço inclusivo, para PCDs com áudio descrição. No domingo, 26, teremos a 2ª edição da modalidade de dança gaúcha de salão PCD, com a participação de duplas representantes das Regiões Tradicionalistas
CTG Rodeio da Querência – A invernada adulta do CTG Rodeio da Querência, contando com um elenco de 27 dançarinos, está preparadíssimo para classificar-se na segunda rodada do ENART, onde, entre 40 grupos, 20 se classificam para a grande final amanhã, domingo. O grupo dançou, conforme ordem de sorteio, na noite de ontem, sexta-feira, sendo o sexto grupo, entre oito. O desempenho deixa a todos com grandes expectativas para o resultado a ser anunciado na noite de sábado, para ver se retornam ao tablado no domingo.
Minuano CTG – O Minuano CTG de Iraí lançou Edital de Convocação para Assembleia Geral Ordinária, no dia 4 de dezembro/2023. Consta na ordem do dia prestação de contas, relatório de atividades, admissão de novos sócios e eleição de nova patronagem. Atualmente o Minuano CTG está sob a administração da Patroa Élide Elaine Dassi Damitz.
Piquete Alto Alegre – Dia 9 de dezembro, o Piquete Alto Alegre, de Frederico Westphalen, estará realizando um jantar, com um cardápio bem tradicionalista, seguido de um animado fandango, abrilhantado pelo Grupo Chama Crioula. Fica o convite.
Tchêncontro – A juventude gaúcha está nesse sábado ocupando um pavilhão no Parque da Oktoberfest, por ocasião do Tchêncontro da Juventude Gaúcha. O evento, oficialmente acontece uma vez por ano, e nas últimas edições, está sendo realizado em data paralela ao Enart, pela redução de custos de deslocamento e hospedagem. As regiões tradicionalistas tem como tarefa mostrar ao público visitante a história de criação, desmembramentos, entidades, contando um pouco da sua história dentro do Movimento. A 28ª Região Tradicionalista está com um grupo de prendas e peões regionais e das entidades, contando a sua história para todo o Estado.