A eficiência é definida como a capacidade de realizar tarefas com o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, buscando o melhor rendimento com o mínimo de erros ou dispêndios.
Para a opinião pública, a eficiência está associada ao atendimento de uma promessa, à superação de uma expectativa. Por mais que a eficiência seja objetiva e tenha relação com a competência, com o compromisso e a criatividade, ela é percebida a partir de elementos subjetivos, por uma leitura de mundo.
A eficiência pode ser desenvolvida por meio de planejamento, organização, concentração, pontualidade, respeito e inovação. Entretanto, a eficiência pode existir enquanto ação interna de uma instituição ou de um profissional e não ser reconhecida externamente pelos usuários, clientes ou colegas de trabalho.
Como cada vez mais as pessoas reclamam que os setores público e privado estão ineficientes, as pesquisas qualitativas realizadas pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião tentaram compreender como a eficiência ocupa um espaço no sistema de crenças das pessoas.
O primeiro aprendizado mostra que a ideia de eficiência está atrelada à perspectiva de uma promessa, uma jura em relação à entrega futura. Tem forte associação com o conceito de pontualidade.
Quando se compra um bem, podemos pensar em uma cozinha planejada, a ideia de eficiência está associada à entrega antecipada destes móveis. Na gestão pública, um bom exemplo tem relação com a solução de um problema antes do prazo definido. Imagine que você procure a ouvidoria de uma prefeitura e a mesma retorne com uma resposta dentro do prazo estabelecido. Este cumprimento trará uma ideia de atenção que remete à eficiência.
Os entrevistados têm enaltecido as empresas de comércio eletrônico com atenção à antecipação das entregas. Empresas como Mercado Livre e Amazon costumam entregar os produtos antes do prazo definido, criando e fortalecendo a percepção de eficiência.
Além da pontualidade, a eficiência também está associada ao respeito ao que foi acordado, ao que foi prometido. No caso de um produto, tem a ver com a efetividade, com a tangibilização das características usadas para enaltecer a compra. Se uma página de comércio eletrônico disse que um carro está em estado de novo, significa que o mesmo deva estar em bom estado de conservação, não apresentando nenhum defeito. Ao visitar este carro, o consumidor vai avaliar se a narrativa corresponde à realidade, se houve uma fala eficiente.
Na política, a eficiência de um político está atrelada à capacidade de cumprir o que foi prometido, no menor tempo possível. Um político eficiente é aquele que sabe “o que” e “como” fazer.
Para o senso comum, a eficiência também está associada à economia. As pessoas consideram que um trabalho é eficiente quando ele é realizado da melhor maneira possível, de uma forma inteligente, sem gerar mais custos. No campo da economia, um político eficiente é o que “faz mais com menos”, consegue reduzir custos e diminuir perdas ou reduzir desperdícios.
A percepção de eficiência será atingida quando estiver claro que se cumpriu o prometido no prazo estabelecido. Uma premissa tão simples, mas que, para alguns, é uma ação difícil de ser realizada.