Todo o excesso esconde uma falta
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
terça, 29 de junho de 2021

São muitos que escrevem sobre este tema, porém, ao pararmos um pouco a nossa maluca rotina de excessos, podemos perceber que algo está errado em nossa caminhada. Quantas vezes os seus excessos esconderam uma falta?  
Faz parte de nossa vida querermos nos superar em alguns vazios ou faltas, e com isso ir ao extremo da situação para mostrar que não somos aquilo que imaginamos ou que achamos que os outros imaginam de nós. E para demonstrar o contrário de nossas faltas, com isso exageramos nos exercícios físicos, competindo, comprando, bebendo, fumando, comendo – ou ao contrário, deixando de comer por ser gordo. Tem ainda os que viveram na extrema pobreza, e oriundo dela transformam-se em grandes empresários, para nunca mais olhar para o ninho que veio.  
O que quero salientar, é que os grandes problemas não são os excessos benéficos, tipo da saúde, de vencer na vida, de se superar, entre outros. O grande problema quando ultrapassamos a barreira do limite humano ao ponto de cometer grandes erros e até loucuras para chegar ao seu intento, por vezes, além de se autoprejudicar, poderá também prejudicar aos outros. 
As pessoas que procuram justificar suas faltas pelos excessos, raramente têm noção do que podem causar uma nas outras, e com isso usam as mais variadas formas para se superar diante delas, que na realidade está fugindo dos seus próprios medos ou traumas descompensados. São formas para encobrir inconscientemente estas carências e faltas para obter um resultado afetivo dos que estão próximas a ele.
Cuidar os seus excessos! Para isso, algumas medidas são necessárias para não transformar a vida em exageros ocupacionais como fuga de algo que lhe falta e evitar atividades desnecessárias, trabalhar muito, focar demais em uma atividade, pois isso logo vai lhe frustrar, ou seja, está fazendo tudo isso para justificar carências ou para esconder ou superar uma falta e camuflar o vazio existencial. Procure ajuda e não faça loucuras. Até a próxima!
 

Fonte: