Criado em 2014, o eSocial é um sistema do governo federal que busca, de forma digital, unificar as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, sejam elas de pessoas jurídicas ou entes públicos. Com isso, órgãos como prefeituras e câmaras são impactados, promovendo maior transparência, combate à sonegação, simplificação burocrática e modernização dos processos de gestão de pessoas. Assim, as gestões públicas devem estar atentas à atualização e às fases de implantação.
As etapas gerais envolvidas na implantação vão desde a conscientização e planejamento, adequação de sistemas, capacitação da equipe, testes e ajustes até a implantação e monitoramento.
A implantação é realizada em quatro fases. Na primeira, as empresas devem enviar dados sobre a empresa, seus estabelecimentos e de tabelas de eventos (rubricas). Na segunda, são enviadas as informações dos empregados, como admissões, afastamentos e rescisões. Estas fases, de acordo com o cronograma oficial, disponível no site do e-social, já foram realizadas, e agora apenas demandam manutenções que venham a surgir.
Na terceira fase, as empresas devem enviar a folha de pagamento de seus funcionários. Isso inclui remuneração, descontos, contribuições previdenciárias, imposto de renda retido na fonte, entre outros. Essa fase é mensal, e deve ser transmitida até o 15º dia útil do mês seguinte, com penalidade de multa se não for enviada, para informações do mês anterior.
A próxima fase deve ser a substituição total das obrigações acessórias pelo eSocial, isso no grupo quatro, que são os órgãos públicos, está acontecendo de forma gradual devido às particularidades do setor. É importante ressaltar que os prazos das fases podem ser alterados pelo governo federal, e para garantir a conformidade com as obrigações é necessário acompanhar as novidades no site do E-social.
Todos os clientes da Digifred já cumpriram com a implantação e com o envio das fases. Além disso, a empresa de soluções digitais já possuí o sistema adequado e implantado, em pleno funcionamento, fazendo a transmissão das informações e a integração do sistema folha de pagamento com a escrituração digital, Web Geral o eSocial, com todo o suporte técnico qualificado para que o cliente possa gerar e enviar as informações com integridade.