Um 2023 de inovação
**Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
sexta, 17 de fevereiro de 2023

Muita gente quer fazer coisas novas no início do ano e é um bom momento para obter mais engajamento para a inovação. Depois dos primeiros meses, parece mais difícil mobilizar pessoas e recursos para mudar, inovar, transformar desejos em metas e planos em realizações. A intenção de hoje é mostrar aos amigos leitores a oportunidade para aproveitar a entusiasmo do início do ano para iniciar um processo de inovação, incluindo algumas dicas de Carmine Gallo (colunista da Business Week).
1.    Escolha alguém que você conhece, que seguiu uma paixão, e depois estude esta pessoa. Ela produziu ideias criativas e únicas? Parece ter mais energia entusiasmo e empolgação do que outras pessoas? Fale muito com ela. Você pode ter alguns insights sobre os métodos, o modo de encarar os desafios, como foi a transição entre trabalhar em algo em que não se engajava, para fazer algo que gosta.
2.    Quais são os seus interesses além do que fazes para viver? Há algum, ou mais de um, pelo qual é apaixonado/a? Analise-os pensando quais poderiam ser transformados em sucesso financeiro. Procure ao máximo gostar do que faz, mas se chegar à conclusão que não tem mais jeito, procure o mais rapidamente viver de algo que goste de fazer. Este início de ano é um bom momento para fazer esta mudança. Se busca inspiração, faça um curso novo, leia um livro ou vá a uma conferência que pode não ter nada a ver com o seu trabalho. Se você for um empregado que se sente preso a um emprego que não gosta, tome providências hoje, mesmo pequenas, para encontrar outro negócio ou um cargo mais compatível com suas habilidades e sua verdadeira vocação. Antes, pode ser bem importante buscar uma avaliação sobre suas competências e habilidades. Você nunca se sentirá suficientemente inspirado para criar inovações estimulantes se não gostar da sua função. 
3.    Se você comanda uma equipe de pessoas em uma organização, desenvolva empreendedores internos, ofereça tempo, recursos e incentivos a quem trabalha contigo para seguir suas paixões e desenvolver novas ideias, e sobretudo, a confiança para poderem assumir alguns riscos. Nunca subestime o poder da visão audaciosa, específica, concisa e consistente que todos os membros da sua equipe conseguem incorporar. Se ainda não há uma visão assim, 2023 é o momento para ter.
4.    Você certamente conhece alguém que motivou outras pessoas comunicando uma grande visão para sua organização ou iniciativa? Preste atenção na forma como essas pessoas incorporam a visão nas suas conversas. É a visão influenciando a cultura e esta, as ações das pessoas. “Não faça planos modestos, pois eles não têm magia para provocar entusiasmo”. É uma frase de Daniel Hudson Burnham, arquiteto, norte-americano. Permita-se sonhar grande e crie uma visão para seu objetivo e sua marca que inspire a levantar todas as manhãs. Desenvolva um propósito nobre que dê sentido à sua vida e a probabilidade é que também inspirará a equipe e quem venha a juntar-se a você. Teste esta sua visão, torne-a ousada, específica, concisa e constante. Certifique-se de que sua visão se ajusta facilmente em um post de Twitter com no máximo 140 caracteres. Imagine-se já tendo realizado sua visão, independentemente de quão longe isso está no futuro. A paixão é o combustível que lhe fornece energia para alcançar seus sonhos, mas a visão fornece o roteiro. 
5.    Utilize analogias e metáforas para pensar sobre um problema. Ao encontrar similaridades entre duas coisas que não são parecidas, seu cérebro realiza conexões novas e às vezes, mais profundas. Deixe sua zona de conforto de vez em quando, pois isso é básico para o processo criativo florescer. Não viva com medo do novo e abrace a mudança. Abrace a diversidade de opinião e experiência. Lembre-se que Albert Einstein pregou muitas vezes que “A imaginação é mais importante do que o conhecimento”. Dedique 15 minutos por dia formulando perguntas que desafiam o status quo. Em vez de perguntar “como?” utilize perguntas que começam com “porquê?” e “e se...?”. Busque novas experiências. Os pesquisadores dizem que em quanto mais lugares diferentes uma pessoa viveu, mais esta pessoa tende a aproveitar essa experiência para criar ideias, processos ou métodos inovadores.
Finalizando, em 2023, permita um bom espaço para experiências, inovações, mudanças em seu planejamento, começando logo, para aproveitar o entusiasmo deste momento. Um abraço e até a próxima!

Fonte: