No artigo publicado no dia 6 de outubro de 2022, esta coluna apresentou a evolução histórica da “Fantástica Fábrica de Água Potável”, com olhar especial para a preocupação com a qualidade da água, como fator preponderante para o desenvolvimento social e até mesmo econômico. No artigo de hoje, trataremos sobre os cuidados na manutenção da qualidade da água que está na sua casa, em especial na caixa d´água!
Muitas pessoas não valorizam, ou desconhecem, a importância da limpeza da caixa d´água. Você sabia que a sua saúde pode ser prejudicada devido à falta de limpeza da caixa d´água?
A companhia de saneamento é responsável pela qualidade da água que consumimos até o hidrômetro, popularmente conhecido como “relógio de água”. Após passar pelo hidrômetro, a qualidade da água é de responsabilidade do proprietário do imóvel! No imóvel, o principal ponto de contaminação da água que consumimos está na caixa d´água, simplesmente devido à falta de manutenção dela. Como a água pode ficar muito tempo na caixa antes de ser consumida, é possível que o cloro, que nela é colocado para a sua desinfecção pela companhia de saneamento, desapareça indo para a atmosfera. Perceba que, sem cloro, a sua água pode ficar desprotegida de agentes contaminantes! Além do mais, é comum chegar na caixa d´água “sujeirinhas” da rede de distribuição da companhia de saneamento. Isto ocorre devido a manutenções eventuais que podem ocorrer na rede.
Em muitos casos as caixas d´água estão em locais de difícil acesso ou são enormes, como as de condomínios. Nesses casos é recomendada a procura de profissionais qualificados, para realizar a manutenção dela!! O profissional que poderá orientar você é o Engenheiro Sanitarista e Ambiental.
Outro ponto importante é manter a caixa d´água tampada! Esse procedimento evita a entrada e proliferação de insetos, além da entrada de pequenos animais como passarinhos e roedores, que podem entrar na caixa d´água em busca de água para beber, não sendo raro quando os mesmos animais morrem afogados, por não conseguirem sair da caixa d´água.
A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), órgão ligado ao Ministério da Saúde, diz que as caixas d´água devem ser limpas e desinfetadas, no mínimo, uma vez por ano, sendo recomendada a cada seis meses, ou sempre que ocorrer algumas das seguintes situações:
- Entrada de objetos, animais ou pessoas na caixa d´água;
- Sujeira acumulada (Ex. folhas, lama, lodo, etc);
- Mudança no aspecto da água, como cor, odor ou sabor.
Então se ligue! Proteja a sua saúde e da sua família! Acesse o manual prático da FUNASA no link abaixo e verifique como realizar a limpeza da sua caixa d´água! É fácil, vai lá!
*Professor-doutor Marcus Soares e professora-doutora Mariza Camargo