Ecobarreiras: uma solução sustentável para o meio ambiente
**Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
quinta, 10 de novembro de 2022

Você sabia que um simples sistema pode auxiliar na preservação do meio ambiente? Sim, isso é possível, de maneira fácil e simplificada. A utilização de ecobarreiras em trechos de rios tem por objetivo reter os resíduos lançados inadequadamente, como plásticos, embalagens, roupas etc. Aqui na região, um sistema de ecobarreira está instalado, desde o mês de junho de 2022, e no Lajeado Lambedor em Erval Seco - RS. Esse projeto está vinculado ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do campus da UFSM em Frederico Westphalen. A ação é apoiada pelo Fundo de Incentivo a Pesquisa - FIPE/PRPGP/UFSM, através de uma bolsa de iniciação científica e materiais de consumo.

Instalada no mês de junho de 2022, próximo a Câmara Municipal de Vereadores, a ecobarreira visa, reter os resíduos lançados no Lajeado Lambedor. A estrutura, possui uma parte flutuante (a qual retem os materiais que vem sobre a água - Galões de 5 L) e outra submersa (retendo o que vem pelo leito do rio - Tela metálica), fixas nas margens do rio por uma corda. A figura a seguir mostra o sistema instalado e sua forma de operação.

Com uma frequência semanal, os materiais são coletados, separados e pesados. Esse processo busca quantificar os resíduos retidos, além de separá-los por tipo (Plásticos, isopor, metais, dentre outros). Até o momento, foram coletados cerca de 9 kg de material, com predomínio de plásticos com 2,70 kg. Ficou com alguma dúvida, entre em contato. E lembre-se, o meio ambiente é de todos nós.

 

Professor-doutor Willian Fernando de Borba
Coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen

 

 

 

Fonte: