Planejar, inovar, reorganizar pode e deveria ser prioridade nas dimensões pessoal e profissional da vida de cada um de nós e de nossas organizações. Para quem está nas faixas etárias classificadas como economicamente ativas, tem dias, semanas, meses que parece que tudo é urgente e as dificuldades de planejar melhor parecem ser maiores. Para quem está nesta situação, traço a seguir algumas linhas de ações que podem ser desenvolvidas imediata e urgentemente.
Definir as áreas de maior impacto na vida professional e do negócio, marcar reuniões semanais de uma hora ou menos, para cada assunto, com a elaboração de um plano de ação, anotando pontos chaves, datas, metas e responsáveis, pode ser muito simples, mas é a primeira recomendação que faço. E quanto as áreas de impacto, quais são elas? – Bem, cada um precisa identificar e recomendo que seja feito imediatamente. Muitas vezes as áreas de impacto são vendas, atendimento e relacionamento com o cliente, tecnologia, relacionamento interno, desenvolvimento das pessoas, melhoria de produtos (bens ou serviços), marketing, finanças, logística, relacionamento com fornecedores. Se você tiver um plano de ação para cada um destes pontos já vai ver as coisas mudarem para melhor e sentirá os efeitos positivos do planejamento.
Ao invés de agir reativamente a partir dos problemas que os colegas, fornecedores e clientes trazem, a reunião semanal com data, hora e pauta agendada e informada antecipadamente, pode ajudar a definir os encaminhamentos por outros colegas também. É preciso foco para resolver os problemas que precisam ser resolvidos, e evitar o gasto de energia em situações que dispersam a atenção e o foco.
Mantenha um plano de ação ativo, atualizando a cada semana, para cada área de maior impacto. No plano devem ser anotadas para ficar próximo dos olhos as ações a serem realizadas pelo setor, compromisso das pessoas envolvidas, projetos, datas para entregas, fontes de recursos, parcerias, dentre outros.
Para ver resultados imediatamente é importante lembrar que ao abrir um assunto, tocar um ponto, é preciso ir até o fim e também valorizar os resultados positivos, mesmo que forem pequenos. Neste cenário, quem prefere e precisa de ações imediatas, pode optar por ganhos pequenos e constantes.
É muito importante planejar o dia, alocar tempo para cada tarefa e ficar dentro do tempo definido. Esta é uma ação simples, que contribui muito com o aumento da produtividade, incluindo as redes sociais, que sabidamente tomam muito tempo de muitas pessoas, podendo ser um fator de forte redução da produtividade, fazendo o tempo “sumir”, sem que algumas tarefas planejadas sejam executadas.
Os projetos mais difíceis devem ser priorizados. Por vezes parecemos muito ocupados, mas para motivar os outros e ter uma carreira promissora, precisamos mesmo é parecer produtivos! Para ter uma equipe produtiva, é preciso examinar como cada um prioriza as tarefas do dia e auxiliar a todos a serem mais produtivos, terem foco nos resultados e gerar prosperidade para o negócio. Auxiliar a equipe a ser mais produtiva também é imediato e é para fazer todos os dias! Alguns estudos sobre produtividade mostram que 80% do que é deixado para fazer depois, nunca é feito. Ao selecionar as suas prioridades e ao auxiliar os outros nas escolhas do que fazer a cada semana, ou a cada dia, é preciso se perguntar se é possível viver bem sem aquilo. Esta pergunta é importante, pois muitas vezes nos damos conta de que ficamos apreensivos, gastamos muito tempo e energia em assuntos ou problemas que se resolvidos, tem baixo impacto e se não resolvidos também geram pouco, ou nenhum impacto. Ao priorizar, comece por aquilo que dá para deixar para trás.
Estas dicas ajudaram? Espero que sim, deixo um abraço e até a próxima!