Abertura oficial dos festejos farroupilhas – Os festejos farroupilhas em Frederico Westphalen serão oficialmente abertos no dia 13 de setembro, com a chegada da chama crioula ao palco do Acampamento Farrapo, às 18 horas. Como manda o protocolo do MTG, após a execução do hino e os pronunciamentos, será declarada aberta a Semana Farroupilha em FW. Diversos municípios escolheram datas diversas para festejar a data magna dos gaúchos, a exemplo de Rodeio Bonito, de 14 a 20; Vista Alegre, de 4 a 10; e Vicente Dutra, de 12 a 20 de setembro.
Missa Crioula – Tradicional na abertura dos festejos farroupilhas, a Missa Crioula será celebrada no local do palco central do acampamento, presidida pelo padre Leonir e animada pelo tradicional conjunto do Rui Volkweis. A Missa Crioula acontecerá no dia 13 de setembro, às 19 horas.
Gaitaço – Terminada a Missa Crioula, será a vez dos gaiteiros e dos talentos locais fazerem a sua apresentação. Fica o convite a todos os artistas de Frederico Westphalen e região, para mostrarem ao público o quanto evoluíram nestes dois anos de pandemia.
Rádio Galponeira – A Rádio Galponeira é uma inovação criada pela AFF em 2019, por meio da qual a sonorização ambiente é passada para todos os galpões, evitando desta forma poluição sonora. Este ano, a Rádio Galponeira ficará sob responsabilidade da Agência da Hora, da qual fazem parte alunos da UFSM, acompanhados da professora Luciana.
Galpão central – Quando se fala em galpão central, fala-se da praça de alimentação, ou seja, o restaurante, que mais uma vez estará sendo conduzido pelas mãos habilidosas do CTG Rodeio da Querência. No galpão central serão oferecidos almoços e jantares, sempre de pratos típicos da culinária gaúcha.
Entrevero Farrapo DTG Vaqueano Blau Nunes I – Em sua XI edição, o Entrevero Farrapo tradicionalmente acontece durante a Semana Farroupilha em Frederico Westphalen. O entrevero consiste em uma gincana cultural, alusiva aos festejos farroupilhas, realizado pelo Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Vaqueano Blau Nunes, da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen. Segundo a líder do DTG, Ana Paula, a gincana tem por objetivo difundir e fazer um resgate da cultura gaúcha, de modo a envolver jovens universitários e proporcionar a integração entre docentes, discentes, técnicos e terceirizados da instituição, bem como a comunidade frederiquense simpatizante à cultura gaúcha. Este ano de 2022, o edital traz como novidade a abertura de inscrições para todas as instituições de ensino superior do município de Frederico Westphalen. Além disso, o Entrevero Farrapo oportuniza que jovens de outros Estados e/ou desconhecedores do folclore do Rio Grande do Sul tenham contato com a história e os elementos da cultura sul-rio-grandense.
Entrevero Farrapo DTG Vaqueano Blau Nunes II – A gincana conta com as provas de declamação de poesia, cevando o mate, dança tradicional, dança de salão, nós de lenço e trança, grito de guerra/apresentação, interpretação musical, professor (a) pilchado(a), prova escrita, prova solidária, prova surpresa, prova da ferradura, truco e vaca parada. A prova solidária refere-se à arrecadação de alimentos não-perecíveis e que posteriormente serão doados para instituições do município.