CTG Rodeio da Querência – O mês de junho marca o aniversário de fundação do CTG Rodeio da Querência. Tradicionalmente, acontecia o jantar-fandango comemorativo, o famoso baile do associado, suspenso pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia. Mesmo assim, para comemorar a data, o CTG Rodeio da Querência estará movimentado com um evento comemorativo, possível de ser realizado neste momento. No dia 3 de julho, será servido um cardápio campeiro, o arroz de charque com feijão campeiro, no sistema pegue-leve. O cardápio é uma novidade, sendo que os ingressos já estão à venda com o pessoal da patronagem.
Reculuta – A semana que passou movimentou o Departamento Cultural da 28ª Região Tradicionalista e dos CTGs que a compõem. Aconteceu uma Recoluta, com o tema “Santos Juninos”. A palestra foi realizada pelo padre Mauro Argenton, tendo como apresentadora a prenda Leidiana Bartz, da 20ª RT, por meio de ferramenta virtual. Computou-se uma boa participação dos peões e prendas que já estão bem ambientados nesta forma de abordagem cultural.
Eleições do MTG I – A presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) informou em nota oficial que o Conselho Diretor, em reunião realizada na semana passada, definiu a data do pleito eleitoral do ano de 2021. As eleições ocorrerão no sábado, 26, de forma descentralizada, ou seja, as 30 RTs estarão com urnas de votação em suas sedes, aos cuidados da comissão eleitoral composta para este fim. Votam os delegados já indicados pelos CTGs em data anterior, quando as eleições foram suspensas pela Justiça, que no dia 10 de junho deu sentença de liberação para sua realização.
Eleições do MTG II – Três chapas concorrentes estão inscritas para a gestão do MTG. Veja abaixo quem está pleiteando o cargo:
Chapa 1 – Juntos Somos Mais MTG, encabeçada por Fabiano Vencato, da 12ª RT.
Chapa 2 – Pelos Laços da Tradição, tendo Manoelito Savaris, da 25ª RT.
Chapa 3 – Um Novo Sentido para o Tradicionalismo, liderada por Silvania Affonso, da 21ª RT.
Convenção – O Conselho Diretor do MTG definiu a realização de uma Convenção Tradicionalista Extraordinária, no dia 30 de julho, por meio da qual será regulamentada a transferência do Entrevero de Peões e da Ciranda de Prendas para o ano de 2022. Já no dia 31 de julho e 1º de agosto, acontecerá a Convenção Ordinária, que tratará dos demais assuntos em pauta.
Comemoração – Nos dias 23, 24 e 25 de julho, o MTG lançará diversas comemorações pelos 60 anos da existência da Carta de Princípios do Tradicionalismo Gaúcho. Acontecerão reuniões do Conselho Diretor, que posteriormente divulgará o roteiro de atividades que serão realizadas alusivas a esta tão importante data.
Acendimento da chama crioula – A 28ª Região Tradicionalista ainda não definiu o local e a forma de acendimento da chama crioula, que será regionalizada devido à pandemia. Segundo o coordenador João Arlindo Rembold, nos próximos dias será feito o anúncio oficial do local, que ainda depende de pequenos ajustes.