Trânsito
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
quarta, 16 de junho de 2021

Trânsito – Como observador, curioso ou metido, vocabulários usados por algumas pessoas que não concordam com algumas posições do colunista, registro como positiva a ação do Departamento de Trânsito da cidade. Ruas bem sinalizadas, com belas faixas de segurança, rótulas bem delineadas, fios de calçamento, faixas centrais amarelas, entre outros. A sinalização do trânsito está muito boa.

Catedral – Nos últimos 10 anos, a catedral tem apresentado diariamente, por meio dos guardiões, um serviço de recepção de primeira qualidade. Material de divulgação permitindo ao visitante tomar conhecimento de alguns atrativos turísticos da cidade. A ação é coordenada pelo casal Arildo e Idoli Crespan. As pessoas que gostariam de ser voluntárias, inscrevam-se, existem vagas.

Turismo I – A pandemia está atrapalhando todos os setores, mas o turismo sofre em alta rotação. Caiu o número de visitantes e, mesmo assim, a Barril Turismo está preparando um grande projeto voltado a atrair turistas à região, por meio de folhetos, vídeos e ações positivas. O Renato Trezzi e o Claudemir Perachi Balestrin estão dedicados ao trabalho. Nós, como guias de turismo, estamos apoiando todas as iniciativas.

Turismo II – O secretário de Turismo de FW, Alessandro Molossi, conta com o apoio da Sidônia V. Raimondi e implementa ações voltadas a desenvolver o turismo na área do agronegócio. Diversas ações estão colocando me prática, em primeiro plano a Camargo Vinhos e Sucos, da linha de Santos Anjos, e os próximos passos serão para outras agros de nosso município. A comunidade está visitando com fluxo muito bom, graças à a divulgação e o acesso, serviço do secretário de Agricultura de FW, Gildo Buzatto, que acompanha o grupo.

Turismo III – Na semana que passou, foi formado o Conselho Municipal de Turismo, com a eleição dos diretores. O Comtur é formado por 21 representantes dos setores voltados ao turismo de Frederico Westphalen e tem no Molossi e na Sidônia dois incentivadores. Claudemir Balestrin, o Perachi, foi eleito presidente; Eduardo Facco, guia de turismo, como vice-presidente; e como secretário Wilson Ferigollo. Uma das metas é abrir o Centro de Informações Turísticas de Osvaldo Cruz.

Riboli – Um bom número de nossa população tem o hábito de veranear na orla catarinense, e vou registrar o belo trabalho do nosso amigo José Riboli, conhecido pelos amigos como Nego Riboli, que está atuando na área imobiliária no Balneário Camboriú e se coloca à disposição de todos. A Imobiliária Riboli está situada na rua 700, nº 489, esquina com a Terceira Avenida, Business Center Benvenutti, Sala 2704. O telefone para contato é o (47) 9.9932-0118.

Bakof – No dia 8 de junho, o calendário chamou atenção pela data do 34º ano de funcionamento das Indústrias Bakof, que se transformaram no maior indicativo da importância dos meios de produção, fazendo farfalhar a bandeira de Frederico Westphalen pelo Brasil, de Norte a Sul. Abraçamos o diretor Nelci Afonso Bakof e a esposa Nelsi pela parceria ao ser implantada a indústria de antenas, e aos filhos Alisson, diretor-comercial, e Alex, diretor-financeiro. São 34 anos de muitas dificuldades e grandes conquistas desses notáveis líderes empresariais.

Leite – A bacia leiteira de Frederico Westphalen está girando valores que alavancam o setor primário, com seus 260 produtores e uma média diária de 15,3 litros/dia por vaca e alguns produtores atingindo a marca de 22 litros. A Cotrifred, com a implantação da indústria, fortaleceu a bacia leiteira, incrementou recursos e provocou um crescimento, dividindo com a Eduvavi (derivados de leite) os índices de crescimento. Um abraço a todos.

Fonte: