Começo com uma frase de Tiger Woods, multicampeão de golf para inspirar os pensamentos e as atitudes dos amigos leitores, especialmente aqueles que atuam em atendimento do público e vendas: “Eu não busco a perfeição, porque ela é inatingível. Tudo que busco é a excelência profissional.”
Dias atrás um pesquisador da área de vendas comentou numa live que por incrível que pareça, o bom atendimento ainda é um luxo... Constatação feita a partir de pesquisas de comportamento do consumidor, nas perguntas sobre como percebem o atendimento recebido. Seguindo a reflexão, deixo algumas questões: como é o atendimento no seu negócio, na sua organização? Quando alguém faz contato sobre preços, propostas, pesquisa, agendamento, como é o tratamento?
É preciso que as pessoas que atuam no atendimento ao público percebam sempre que estão diante de outras pessoas que tem sentimentos, percepções, inteligência e que tomam decisões importantes que geram impacto nos futuros dos negócios. Seja face a face, telefone, e-mail, WhatsApp, chat, sempre há uma pessoa do outro lado, dotada de mente, coração e espírito. É preciso um esforço de cada profissional para se conectar com a quem está naquela função de comprador, contato, representante, pesquisador, procurando e estabelecendo um vínculo. Conforme este vínculo vai sendo fortalecido é possível saber um pouco mais sobre quem está contatando e assim, mais facilmente encontrar formas de estimular relacionamentos que resultem em mais e melhores negócios.
Quem tem equipe de vendas deseja aquela equipe apaixonada conforme se propõe em palestras, cursos e livros, porém, na prática, não é nada fácil. Para tentar chegar lá é preciso lembrar que vendas e negócios não costumam ser tão românticos quanto algumas vezes pode parecer e também por isso, não é tão fácil fazer toda uma equipe se apaixonar pelas vendas do seu produto. É preciso lembrar também que vão se apaixonar por vendas aquelas pessoas que decidiram ser profissionais de vendas e entender que aqueles que só “estão” vendedores até que surja outra oportunidade que considere melhor, dificilmente se apaixonará por vendas.
Uma carreira em vendas exige preparação como outras tantas boas carreiras. Perceber a profissão como uma carreira é o primeiro passo, pois assim a pessoa vai buscar ser reconhecida na função e área. Renovar diariamente as energias, definindo metas que levem ao sucesso em vendas requer disciplina e é um bom caminho para a preparação.
Manter-se atualizado, estudando temas relacionados a profissão ajudam a manter o entusiasmo em algo, o que é muito importante para vibrar a cada venda realizada, comemorando e sentindo a felicidade de conquistar um novo cliente, uma nova venda, assim por diante.
O final do expediente é ótimo para uma análise dos contatos, como foram os diálogos, as visitas realizadas e o aproveitamento de cada um dos relacionamentos em andamento, o que pode auxiliar no entusiasmo para o dia seguinte. Quem ajuda o cliente a resolver um problema, bem como a obter sucesso com o seu produto (bem ou serviço) gera uma percepção positiva e colherá fidelização, indicação de novos clientes, além do fato de gerar uma boa lembrança para que sempre que precisarem ou souberem de alguém que precisa, vão lembrar de você e sua boa vontade em orientá-lo.
Finalizo lembrando que é preciso investir tempo e energia para conhecer novas pessoas todos os dias e aproveitar para crescer profissionalmente, pois além de enriquecer a lista de possíveis novos contatos comerciais, renovar e ampliar a carteira de clientes, ter mais conhecidos e amigos, é sempre prazeroso.
Desejando ótimos negócios a todos, deixo um abraço e até a semana que vem!