O relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) indica que 46% dos brasileiros gostaria de ter um negócio próprio. O estudo mostra que o Brasil tem 43 milhões de empreendedores, dentre os quais 14 milhões já têm um negócio próprio estabelecido há pelo menos três anos e meio. Com esta parcela de negócios próprios consolidados o GEM estabelece a taxa de empreendedorismo de cada país, que no Brasil passou para 9,9% da população economicamente ativa, subindo de posição e alcançando o 7º lugar no ranking mundial.
Um fator de destaque entre os empreendedores mais novos é a maior escolarização, sendo que o Sebrae aponta que 47% dos empresários “nascentes” possuem ensino médio completo e 28,5% ensino superior completo. Sabe-se que quanto mais escolarizado for o empreendedor, maior a tendência dos seus negócios serem por oportunidade e não por falta de opção, o que significa taxas de sucesso mais elevadas e melhoria da qualidade do empreendedorismo brasileiro.
O crescimento das taxas de empreendedorismo, do interesse em empreender e de empreendimentos inovadores também estão ligados a maior informação e o esforço dos poderes públicos municipais, estaduais e nacional, bem como instituições de ensino e estruturas associadas como incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, dentre outros. Para chamar mais atenção dos amigos leitores e familiares sobre o tema, resgato alguns termos importantes para quem deseja ter e se manter num negócio próprio.
Benchmarking – é a prática de conhecer os processos de referência em outros negócios, concorrentes ou não, para identificar diferenças e aprender sobre novas tendências, visando obter subsídios e adaptar ao seu negócio atual ou futuro.
Compliance – é o cumprimento das regras da atividade, estando sempre de acordo e dentro dos regulamentos, obrigações legais e diretrizes de atuação do negócio, sabendo que alguns setores são bem mais regulados pelo Estado do que outros.
Networking – é a rede de relacionamentos do empreendedor, da sua equipe ou da organização. Manter relações harmoniosas com fornecedores, negócios do mesmo ramo e possíveis investidores é sempre crucial para a progressão de um negócio. Quanto maior e mais saudável for a rede de relacionamentos das pessoas envolvidas no negócio, mais próspero ele tende ser.
KPI é a sigla em inglês para “Key Performance Indicator'' / Indicador chave de performance são medidas para acompanhar o quanto os objetivos da empresa vão sendo alcançados. KPI's podem ser medidos por diversas métricas como leads, tráfego, taxa de conversão, número de interessados, número de clientes fiéis, fatia de mercado, dentre muitos outros, que assim como outras métricas, são formas de verificar o desempenho de cada área do negócio. Analisar com cuidado as métricas é necessário para aprimorar o que está fraco, continuar aquilo que está forte e ficar atento a novas tendências.
Ponto de equilíbrio ou breakeven é quando a receita da empresa é suficiente para arcar com os seus custos e despesas da operação. É o ponto onde não há mais prejuízo e a partir do qual começa a geração de lucro. Já o Retorno sobre o Investimento é o cálculo que mostra o tamanho do retorno obtido sobre o que foi investido no negócio. Outro indicador nesta linha é o tempo de retorno do investimento, ou seja, quantos meses/anos levará para que o capital investido retorne aos investidores.
CRM – “Customer Relationship Management” / Gestão dos Relacionamentos com os clientes é o sistema para registro e administração de informações dos clientes, prospects, suspects, fornecedores, parceiros e outras relações, que também envolve o conjunto de práticas de relacionamento com os públicos, para gerar proximidade e fidelidade do cliente para com a empresa.
Seguimos na certeza de que teremos cada vez mais brasileiros querendo e empreendendo, com o talento, carisma e resiliência características do nosso povo que merece trabalho digno e iniciativa própria para transformar sonhos em bons negócios.
Um abraço e até a próxima!