Você já parou no acostamento de uma rodovia?
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segunda, 25 de abril de 2022

    Ninguém está livre de uma situação de emergência. E como fiz questão de dizer de forma indireta, o acostamento deve ser utilizado somente em caso de emergência para alguma parada, e somente em último caso. E último caso me referido a que primeiro se busca uma área lindeira (às margens da rodovia), um posto de combustíveis ou outro local especificamente destinado para uma parada, um descanso, ou mesmo uma emergência que possa ser controlada.
    O código de trânsito é bem específico ao definir o acostamento como parte da via diferenciada da pista de rolamento, destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para este fim. Ou mesmo para acessar uma via ou imóvel lateral (adjacente) à rodovia.
    Desta forma, não se deve usar o acostamento de rodovias para parar ou estacionar o veículo, para descansar, tomar uma água, esticar as pernas, aguardar alguém, falar ao telefone. Ou qualquer outra opção que não se trate de uma emergência. Deve-se sempre buscar um refúgio, ou um local de parada ao lado da rodovia, ou uma via lateral. 
Não posso esquecer de mencionar que não se deve utilizar o acostamento para trafegar, e ou mesmo se adiantar num congestionamento. E voltando a um ponto anterior, da definição de acostamento, quando vier a ser utilizado por pedestres, deve ser feito como excepcionalidade, como última alternativa, nunca dando o pedestre as costas para o fluxo de veículos. Também aos ciclistas, que ao utilizarem, devem fazê-lo com muito cuidado, e com os equipamentos de segurança.
    Vocês irão perguntar, e quais os riscos envolvidos em se parar ou estacionar no acostamento de uma rodovia, sem estar em uma verdadeira emergência? Pois bem. Inicialmente o acostamento é utilizado como alternativa para os deslocamentos de urgência, emergência, ou mesmo operacional, pelas forças de segurança e resgate, em caso de uma rodovia totalmente bloqueada, por um motivo qualquer.
    Ao parar no acostamento, deve-se acionar o pisca-alerta, como forma de aviso aos demais condutores sobre a emergência em andamento, sistema de iluminação que deve permanecer acionado. De forma imediata e contínua, deve-se colocar o triângulo de sinalização a uma distância suficiente, antes do seu veículo, de modo a ser mais um elemento de sinalização aos demais condutores sobre a existência de uma anormalidade/emergência. Não se deve ficar de costas para o fluxo do trânsito que passa no mesmo sentido, e cuidar o sentido inverso.
    O recomendado é que as pessoas permaneçam em um local seguro fora do veículo, e longe do veículo, se assim for possível um local seguro. Seja atrás de defensa (guardrail ou guarda-corpo) a uma distância segura da rodovia, ou em um local mais alto. Em último caso, dentro do veículo, mas sempre com o cinto de segurança afivelado, mesmo com o veículo parado. Lembre-se que seu veículo pode ser atingido por algum condutor que se assuste ou perca a direção do veículo ao tentar frear. Jamais os passageiros, e nem o condutor, devem ficar atrás do veículo, nem atrás do veículo (pois o veículo atingido pode ser arrastado), e também não entre a rodovia e o veículo.
    Sempre que possível, você deve parar num refúgio, e ou procura algum espaço fora da rodovia e protegido, por exemplo para trocar um pneu furado e ou mesmo uma pane. O veículo dá sinais antes. E ao mínimo sinal, deve procurar um espaço para se abrigar e parar para verificar.
    Jamais pare sobre a pista (faixa de rodagem), nem mesmo parcialmente. A chance de colisão aumenta muito. E as velocidades em rodovias são bem maiores do que normalmente dentro da cidade. Todo cuidado é pouco. Então muita atenção e se planeje antes. Tenha sempre contigo números de emergência e ou telefones de estabelecimentos de resgate. Boa viagem ou passeio.
 

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