Cavalgada da Paz
Os textos publicados aqui são de total responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai!
quinta, 14 de abril de 2022

Anuidade – Os CTGs da nossa Região Tradicionalista estão criando inovações para angariar fundos para sua manutenção, já que o período de retomada ainda não está bem engrenado, com mudanças de patronagens. Todos dependem também das contribuições das anuidades dos seus associados, valores estes que foram adequados às condições financeiras de todos os seus colaboradores. Desta forma, o CTG Rodeio da Querência está orientando os seus associados para que procurem a entidade e se coloquem em dia com a tesouraria, pois vem desta contribuição a fonte para a sua manutenção.

XXV Cavalgada da Paz I – A 25ª edição da Cavalgada da Paz Tenente Mário Portela foi programada pela 28ª Região Tradicionalista e CTG Sentinela da Coxilha de Caiçara e Marca da Ferradura, da linha Mendes. A mais antiga cavalgada da nossa Região acontecerá este ano de 28 de abril a 1º de maio. A abertura da cavalgada acontecerá dia 28, às 7h45 min, no CTG Marca da Ferradura, da linha Mendes (Caiçara), indo em direção ao distrito de Ipuaçu, para almoço e posterior pernoite no CTG Repontando o Gado, de Pinheirinho do Vale. O trajeto segue no sábado para o CTG Porteira Aberta, em Taquaruçu do Sul, e pernoite no CTG Rodeio da Querência, em Frederico Westphalen. Domingo, 1º de maio, a chegada da cavalgada está prevista para as 12 horas, no CTG Sentinela da Coxilha, com almoço, encerramento e entrega de certificados. 

XXV Cavalgada da Paz II – A Cavalgada da Paz Tenente Mário Portela de 2022 homenageará dois importantes cavaleiros, que se destacam na história até hoje escrita deste evento tradicionalista. Dorival Furtado (in memoriam) e Décio Furtado serão especialmente homenageados pela 28ª Região Tradicionalista e pelo seu CTG, por serem pioneiros e assíduos em todas as edições da cavalgada.

33º Entrevero I – Recentemente os Peões do Rio Grande do Sul anunciaram o nome do padrinho do 33º Entrevero Cultural de Peões, que acontecerá de 21 a 23 de abril em Palmeira das Missões. Ramiro Bregles, Peão do Estado que reside no município, e por este motivo traz o Entrevero Cultural de Peões para Palmeira, anunciou o nome do padrinho do evento estadual, Rômulo Chaves, que é um letrista e compositor palmeirense premiado em diversos festivais nativistas. 

33º Entrevero II – No próximo final de semana todos os olhos tradicionalistas do Estado do Rio Grande do Sul estarão voltados para o município de Palmeira das Missões. A realização do 33º Entrevero Cultural de Peões trará Piás, Guris e Peões das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado para testar os seus conhecimentos campeiros, artísticos e culturais na disputa pelo sonhado título estadual.

28ª Região no Entrevero de Peões – A nossa Região Tradicionalista estará participando do 33º Entrevero de Peões com dois candidatos. O Piá Regional Luiz Antônio Tomazoni, do CTG Gaudérios do Rodeio, de Rodeio Bonito, tem como prova escolhida laçar vaca parada. Já o Peão Ezequiel Soares, do CTG Tropeiros do Cristal, de Cristal do Sul, tem como “prova a pé” escolhida trançar e “prova a cavalo”, rédeas. Além dessas provas, eles terão uma prova escrita, prova campeira sorteada e prova artística. Serão três dias de muita concentração e esforço pessoal dos candidatos ao crachá de Peão do Estado.
 

Fonte: