Para a maioria das pessoas, sair para viajar é uma atividade muito prazerosa, ainda mais se for viajar de carro para algum lugar, tirar férias e ou mesmo somente para um final de semana em um local especial. É aquele momento de sair da rotina e aproveitar para descansar um pouco, ou experimentar novos lugares e sensações.
Na verdade, ninguém precisa fazer uma maratona antes de sair para viajar. Mas é muito importante tomar certos cuidados antes de pegar a estrada, para não ter dissabores durante a viagem, e que poderão se tornar bem caros, e algumas vezes representarem algo sem preço, principalmente em caso de acidente. Veremos a seguir, alguns cuidados que precisam ser tomados, e dos quais muitos nem se lembram.
Faça uma revisão básica do seu carro antes de sair para viajar. Você pode fazer uma inspeção visual na maioria dos itens, ou pode levar na oficina mecânica de sua confiança, para que o pessoal veja a situação dos pneus, água e líquido de arrefecimento, óleo do motor, suspensão, sistema de iluminação e lâmpadas, pneu sobressalente (estepe), limpador de para-brisas, folgas em volante e barulhos. As vezes pequenos cuidados garantem uma viagem mais tranquila e segura. Além de verificar documentação do veículo e motorista. Antes de sair para a viagem, não esqueça de planejar o itinerário (melhor caminho) e se programar quanto ao tempo de viagem.
Para quem viaja, volta e meia vê algum carro parado no acostamento das estradas com capô aberto. São os problemas mecânicos que acabam aparecendo, pela falta de manutenção, seja no dia a dia, seja de veículos parados por muito tempo. O mais comum é ferver o motor do veículo, por conta de má manutenção do sistema de arrefecimento (radiador). Nas pequenas saídas, na volta da cidade, o motor não esquenta. Mas em viagens maiores, o problema pode aparecer, mesmo que tenha água no radiador. Mas as vezes falta o líquido de arrefecimento, cuja função é elevar a temperatura de fervura da água do motor, evitando que o sobreaquecimento. No inverno evita congelamento.
Outro problema que gera a fervura do motor diz respeito à válvula termostática, que precisa ser manutenida, pois com o tempo enferruja e pode travar. Uma dica visual sobre este problema e sobre a falta de líquido de arrefecimento pode ser quando o reservatório de água do radiador, que fica ao lado do motor, começa a apresentar um marrom incrustado, parece sujo, e que é característica de ferrugem. Você vai ter problemas logo adiante.
Verificar o estado dos pneus é fundamental para a sua segurança e dos demais das nossas vias públicas. Simplificando, são eles que mantêm o carro na estrada. E como saber? São basicamente três pontos a verificar. O estado de desgaste, danos verificados e idade dos pneus. Esse tema será melhor abordado na sequência.
O mais importante diz respeito ao desgaste. Para verificar o desgaste dos pneus, existe nos pneus um indicador, chamado de TWI, que fica dentro dos sulcos longitudinais dos pneus. Esse indicador é uma pequena elevação, dentro dos sulcos, que é facilmente localizado nas laterais, pois existe um triângulo identificando sua posição. Existem diversos no pneu. Quando a banda de rodagem do pneu chega neste índice, indica que o pneu tem somente 1,6 milímetros de borracha, e precisa ser substituído, para não levar multa. Afirmo que não deve ser por conta da multa, mas principalmente para garantir a segurança. Pois a partir deste ponto, o pneu não consegue mais direcionar a água da pista, se chover, ou mesmo, oferecer segurança adequada, em pista seca. Então muita atenção.
*O inspetor Celso Morais é policial rodoviário federal; foi chefe do Núcleo de Registro de Acidentes da PRF no RS por quase nove anos; instrutor de Acidentes e Levantamento do Local e Instrutor de Educação para o Trânsito da PRF; é formado em Perícia de Trânsito pela PRF em Sergipe; formado em Direito e Pós-Graduação em Educação Transformadora pela PUC-RS.