Chama crioula na 28ª Região
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
Encontro de Patrões – No dia 1º de junho, aconteceu mais um Encontro de Patrões da 28ª Região Tradicionalista, de forma virtual. Foram discutidos assuntos diversos, referentes ao andamento das entidades. Um dos assuntos em pauta foi a liberação dos eventos, inclusive aulas de dança das invernadas artísticas. Atualmente, a retomada das atividades nos CTGs está sujeita à liberação da Comissão da Gestão Municipal, não havendo, portanto, nenhuma previsão de retorno
Concursos I – Em reunião do Conselho Diretor do MTG, junto com o vice-presidente de Cultura, foram apresentadas três alternativas para a gestão de prendas e peões dentro dos CTGs, que já permanecem no cargo desde 2019: transferir os concursos, cancelar tudo ou dar uma menção honrosa. Optou-se por transferir, permanecendo a mesma gestão nas três esferas, interna, regional e estadual até o ano de 2022.
Concursos II – A Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões, como são designados os concursos no meio tradicionalista, obedecem rigorosamente à faixa etária de cada categoria. Devido à suspensão dos mesmos, as prendas e peões detentores dos cargos atualmente, estão com o direito adquirido para concorrer na categoria subsequente, independentemente de sua idade. Caso ocorra vacância do cargo, por desistência, a entidade tradicionalista poderá nomear substituto, porém, observando rigorosamente a faixa etária que rezam os estatutos.
Agradecimento – A coordenadoria da 28ª Região Tradicionalista agradece a sensibilidade de toda a população que colaborou por ocasião da campanha realizada em prol dos hospitais, com a arrecadação de alimentos não-perecíveis. Foram arrecadados 2,5 mil quilos, destinados ao HDP de Frederico Westphalen e Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, divididos de forma igualitária. Fica também o agradecimento aos colaboradores Márcio Piovesan e Cafuné, pelo transporte dos mantimentos aos locais de destino.
Eventos tradicionalistas – Todos os eventos tradicionalistas, mesmo ao ar livre, como rodeios crioulos, cavalgadas, continuam suspensos em todo o Estado. E por enquanto não há previsão da retomada destas atividades.
Chama crioula – A geração e acendimento da chama crioula estadual, prevista para acontecer em Canguçu, foi mais uma vez transferida para o ano de 2022. Com isso, o MTG orientou as 30 Regiões Tradicionalistas a administrar cada uma o seu próprio acendimento, da forma que julgar mais correta e realizável neste momento de pandemia.
Chama crioula na 28ª Região – No Encontro de Patrões, foi acordado o acendimento da chama crioula regional, em local ainda a ser definido. Três locais se candidataram para organizar este evento, previsto para acontecer no dia 12 de setembro. Os locais apresentaram suas razões e história que justifique sediar o acendimento. O mesmo será definido e anunciado no decorrer desta semana, para que o município contemplado tenha tempo de organizar os protocolos com bastante antecedência.
Fonte:
Sobre o colunista
Mirtes Teresinha Friedrich Quadro
mirtesquadro@hotmail.com
Ano Novo, Vida Nova
A Importância do Perdão para Iniciar Bem o Ano
A ingratidão é um soco no benfeitor
Desemprego é maior
Bolo Natalino de Frutas Secas
Farofa de banana com cebola caramelizada
Dezembro é o mês da explosão de sentimentos
Hora de vender mais
Redescobrindo o Natal
Férias Para Os Filhos E Angústia Para Os Pais