MTG solicita apoio – Com a implantação dos novos protocolos referentes à Covid-19 no Estado, o MTG solicitou à Famurs que considere as atividades campeiras semelhantes às atividades esportivas. Com um período de mais de um ano com as atividades campeiras, rodeios crioulos e as cavalgadas suspensas, as entidades tradicionalistas entregaram um ofício à Famurs solicitando a permanência destas atividades nos novos protocolos.
Novos Talentos I – Em 2021, os rodeios crioulos completam 70 anos de existência no Movimento Tradicionalista Gaúcho. Para comemorar a data, o MTG, junto com a 13ª Região Tradicionalista, está lançando o festival “Narradores do Amanhã”. A arte campeira, vista como um esporte de equilíbrio e destreza, envolve também o elemento humano da narrativa oral. O narrador, figura imprescindível dos rodeios crioulos, é o responsável pela emoção das competições de laço. Na busca para identificar novos talentos, abriram segunda-feira, 17, as inscrições para duplas, formadas por um laçador e um narrador, com idade até 14 anos, para participar do festival que ao final premiará os melhores do Estado.
Novos Talentos II – Para participar do festival “Narradores do Amanhã”, a dupla inscrita deverá identificar-se e relatar porque gosta da atividade de narrar e de laçar. Depois é só mostrar as habilidades. Enquanto um narra, o outro deve fazer uma armada na vaca parada. É necessário que a dupla faça o uso de máscaras. O vídeo deve ser postado no Facebook. A publicação deve conter a hashtag #NarradoresdoAmanha e as seguintes informações: nome completo, idade, cidade e entidade que representa. Para validar a inscrição, cada dupla deve enviar os dados e o link da postagem por WhatsApp para o contato (55) 9.9706-2754. Os quinze vídeos que tiverem mais curtidas, até as 21 horas, do dia 4 de junho, participarão de uma final, na qual todos os selecionados receberão medalhas.
Dia da Consciência Negra – Na quinta-feira, 13, em alusão ao Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, uma alternativa à data da assinatura da Lei Áurea, o Governador Eduardo Leite assinou um decreto que institui em âmbito estadual o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Estão previstas celebrações, atividades culturais e eventos até o dia 20 de novembro. O Movimento Tradicionalista Gaúcho trabalhará esta data dentro de suas entidades, os CTGs, através de atividades culturais idealizadas e executadas pelos Departamentos Culturais. Mesmo com afastamento social, os CTGs, desenvolverão atividades afins, com as prendas e peões, usando de criatividade aliada às tecnologias.
Festejos Farroupilhas/2021 – Já foi publicada no Diário Oficial do Estado a lista dos nomes que compõe a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas/2021. Esta comissão dará andamento às atividades possíveis dentro dos protocolos do Covid-19 e legitimará as ações que serão realizadas dentro das entidades tradicionalistas, no caso, os CTGs e Piquetes.
Departamento Cultural – A Plenária dos Conselheiros do MTG decidiu adiar a realização dos concursos, a saber, Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões, para o ano de 2022. Isto significa dizer que os atuais detentores dos cargos permanecerão na gestão até o ano que vem, perfazendo de forma inédita um período de três anos. O assunto foi discutido e de forma bastante segura foi votado pelo adiamento, tendo em vista a situação de insegurança atual, que impede a realização de concursos, mesmo que fosse realizado com protocolos de segurança. O MTG acerta optando pelo adiamento colocando a saúde em primeiro lugar.