Luto – Semana que passou, dia 10, o tradicionalismo regional perdeu uma grande figura, o senhor Adalberto Luís Cocco. Pai das prendas que detêm o maior número de faixas e títulos da 28ª RT, uma pessoa de fibra, um apoiador que sempre esteve na frente do CTG Sentinela da Coxilha, de Caiçara. Seus feitos e benesses em favor do tradicionalismo gaúcho são tantos, que é impossível descrever em poucas linhas. O seu Cocco, como era chamado por todos, deixa uma lacuna difícil de ser preenchida na Região Tradicionalista e no CTG Sentinela da Coxilha.
Calendário de eventos estaduais 2022 – O MTG divulgou o calendário de toda a programação em nível estadual, prevista para o ano de 2022. A extensa e completa programação foi planejada tendo em vista a abertura e possibilidades diante do avanço significativo da vacinação e diminuição gradativa dos casos da Covid-19. Mesmo sujeito a alterações, o Calendário de Eventos Estaduais do MTG prevê as atividades para os meses de fevereiro e março:
19 de fevereiro: reunião geral com as Regiões Tradicionalistas, incluindo a presença de todos departamentos, sede do MTG em Porto Alegre.
5 e 6 de março: 34º Seminário Estadual de Prendas e Peões em Imbé, na 23ª RT.
19 de março: 21º Seminário de Cultura Campeira em Pelotas durante a Fecars.
Anuidade do MTG I – No valor da anuidade que cada entidade tradicionalista precisa repassar ao MTG, estão incluídos R$ 30 para manutenção do canal de comunicação Eco da Tradição (site e rádio), garantindo divulgação dos eventos das entidades nos canais sem quaisquer custos adicionais. Vale, então, o capricho de cada CTG informar os seus eventos mais importantes em tempo hábil, para que a sua comunicação seja alcançada nos quatro cantos do Rio Grande.
Anuidade do MTG II – A anuidade dos CTGs ao MTG será cobrada por boleto emitido pelo seu Departamento Financeiro, com vencimento fixado para o dia 31 de janeiro de 2022. Sabendo-se da enorme dificuldade que sem exceção nenhuma, as entidades estão enfrentando, estão sendo oferecidas possibilidades de financiamento das anuidades, denominadas de “Parcelinha Digital”, conforme convênio assinado pelo MTG com uma empresa financiadora.
28ª Região Tradicionalista – O Movimento Tradicionalista Gaúcho homenageou três CTGs da 28ª Região Tradicionalista pelo aniversário de data de fundação. São datas importantes, que lembram o esforço e bravura destes gaúchos simples e dedicados que tanto se esforçaram para fundar e manter até os dias de hoje as suas entidades tradicionalistas do coração. Receberam um diploma de Reconhecimento e Homenagem os CTGs Rancho Xucro, de Ametista do Sul, pelos 30 anos de existência; CTG Querência do Cristal, de Planalto, pelos 40 anos de fundação; e o CTG Fronteira do Rio Grande, de Vicente Dutra, por completar meio século, 50 anos. Os CTGs Rancho Xucro e Querência do Cristal receberam a homenagem das mãos do coordenador João Arlindo Rembold, que os representou na homenagem do MTG no Auditório Dante Barone, em Porto Alegre.