Convido os amigos leitores para lembrar quantas vezes já perceberam diferentes situações onde os resultados poderiam ser melhores se houvesse mais colaboração entre as partes envolvidas. Atividades familiares, atuação de um time, relações da comunidade e negócios poderiam ter resultados melhores se houvesse mais atitudes do que se costuma chamar de “ganha-ganha”. Várias vezes, estas situações podem ser interpretadas de diferentes formas, parecendo egoísmo, dificuldade de relacionamento, falta de disposição, resistência às opiniões dos colegas e líderes, dentre outros. Por que não cooperam mais? Quais vantagens os indivíduos deste grupo percebem em não cooperar?
Estimular a competição entre os colaboradores raras vezes gera colaboração e, por vezes, não contribui com os resultados de médio e longo prazos. Isto ocorre quando o sucesso de poucos depende do sentimento de fracasso de vários. Estimular a colaboração para alcançar os melhores resultados para a organização como um todo é o melhor a fazer. Melhores resultados em grupo e a médio e longo prazo dependem necessariamente da cooperação, da ajuda mútua, do desejo de ganhar junto com os outros. Um problema frequente é que famílias, equipes, organizações, empresas, muitas vezes tentam obter melhores resultados baseados no paradigma da competição, todavia, não é possível mudar os frutos sem mudar as raízes.
Sendo porteiro ou diretor da organização, quando se muda do paradigma da competição para o da colaboração, focando na interdependência, em qualquer papel exercido é preciso um aspecto da liderança que é influenciar as pessoas para a busca do resultado comum. A liderança interpessoal eficaz é focada no pensamento “ganha-ganha”, segundo o autor de best sellers Stephen Covey. Ele também explica que “ganha-ganha” não pode ser confundido com uma técnica, pois é uma filosofia de interação humana. “Ganha-ganha” é um estado de espírito, onde se busca benefícios mútuos em todas as interações humanas possíveis, no qual significa entender que acordos e soluções são benéficos e satisfatórios, onde todas as partes se sintam bem, comprometidas com a solução e com os resultados dos envolvidos. Entendimento de que há bastante para todos e que o sucesso de uma pessoa ou um grupo não pode ser obtido com o sacrifício ou a exclusão de outra parte. Não se trata do meu jeito ou de outro jeito, mas sim de um jeito melhor, superior. O “ganha-ganha” é estimulado com práticas que estimulam a pessoa a ter um desempenho melhor em cada ação e que as recompensas maiores virão por resultados obtidos em equipe, em cooperação com os outros.
Claro que há espaço para o ganha-perde, para a competição e em vários momentos da vida. Todavia, é fato que os resultados em longo prazo, seja nas famílias, nos times, ou nas organizações, são maiores com atitudes “ganha-ganha”. Pessoas muito competitivas têm muita necessidade de se mostrarem melhores do que os cônjuges, filhos, colegas ou amigos. Uma relação “ganha perde”, onde para ganhar, alguns devem perder, jamais poderia ser considerada quando há algum tipo de interdependência entre membros do grupo.
A melhor escolha depende da realidade de cada momento, havendo várias opções e considerando que, por vezes, o “ganha-ganha” realmente não é possível. Todavia, ocupar-se tanto com os seus ganhos quanto com os ganhos da outra parte auxilia na preparação de um melhor desempenho coletivo em uma próxima oportunidade. Mesmo que se vá até o fundo na busca do “ganha-ganha” e chegando lá percebe-se que não é possível, a decisão do “nada feito” muitas vezes é a melhor para se manter as relações firmes para retomadas e novos projetos no futuro. Esta atitude gera a sensação de liberdade e permite uma ação mais autêntica, mais criativa e mais assertiva das partes, compartilhando sentimentos, emoções, mentalidade da abundância, onde há suficiente para todos e assim manter o foco na partilha de prestígio, receitas, experiências e relações. Imaginou ter mais “ganha-ganha” nas suas relações? Então, comece a disciplinar seu pensamento procurando focar em como ganhar mais junto com cada parte dos seus relacionamentos e negócios.
Um abraço e até a próxima!