Câmara de Vereadores
Bela iniciativa da mesa-diretora da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen de visitar as empresas e ouvir suas demandas e pleitos. A mesa-diretora, cujo presidente é o médico Jorge Alan, tem inovado positivamente com várias ações e posições políticas.
Demora demais
Como demoram a ser realizadas as obras projetadas e anunciadas em nossa região. Com dezenas de anos atuando no jornalismo, pude acompanhar pedidos, planos, projeções e obras efetivamente executadas. Tudo é moroso demais na nossa região, formada por pequenos municípios em um extremo no Rio Grande do Sul.
Exemplos
São vários os exemplos de obras e ações que acabam demorando dezenas de anos. A recuperação total da BR-386, de Iraí a Sarandi, é um dos casos. É uma vergonheira do cão. Tudo é muito demorado, e assim vai continuar.
Frederico Westphalen
Em Frederico Westphalen, o prefeito José Alberto Panosso baixou decreto com novas medidas visando evitar a disseminação da Covid-19. Medidas vêm em boa hora diante do agravamento da situação. “Nós estamos muito preocupados em razão do crescente número de pessoas contaminadas e também baixadas em leitos de UTI e leitos clínicos no Hospital Divina Providência”, disse Panosso.
Hospital
Cresceu de forma assustadora o número de pessoas contaminadas pela Covid-19 em Frederico Westphalen. “Diante do aumento do número de casos em Frederico Westphalen e região, nossa preocupação é que logo não teremos mais leitos para atender os pacientes em estado grave, por isso é preciso que a população faça a sua parte a fim de evitar a disseminação do vírus”, alerta o presidente do HDP, Jaime Vitalli.
Mais HDP
Vitalli afirmou, ainda, que mais pessoas internadas, maior a despesa do HDP, que enfrenta grave situação financeira. “Este é mais um grande desafio que estamos enfrentando, pois recentemente havia sido analisada a possibilidade de desativar leitos de UTI, diante do crescimento da despesa por conta das pessoas atendidas com coronavírus.
Coordenadoria
A titular da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (RSC), com sede em Frederico Westphalen, Marly Vendruscolo, disse que é muito preocupante o aumento do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus nos 26 municípios do órgão regional. “Está muito claro que nos últimos 15 dias, o número de pessoas afetadas pela Covid-19 cresceu de forma preocupante, situação que pressiona as estruturas de atendimento dos hospitais com lotação de UTIs e leitos clínicos”, observa.
Obra do HPR
Acertados os detalhes e a obra do Hospital Público Regional (HPR) de Palmeira das Missões segue normalmente. O prefeito Evandro Massing informou que logo serão contratados mais funcionários pela empresa que executa o projeto.
Comunidade Terapêutica
A Comunidade Terapêutica Bárbara Maix atua sem fins lucrativos, trabalha no tratamento de mulheres adultas que possuem dependência química, como medicamentosa, alcoólica e drogas ilícitas.
Vai Renan I
A CPI da Pandemia convocou governadores para tentar afastar a pecha de “comissão da cloroquina”, mas ignorou o escândalo da compra de 300 respiradores envolvendo quatro governadores, um deles Renan Filho (MDB-AL), filho do relator Renan. Vergonha.
Vai Renan II
Os respiradores custaram R$ 49 milhões com pagamento antecipado, mas nunca foram entregues. O caso virou alvo de tribunais de contas estaduais por “ausência de cuidado mínimo em relação à idoneidade e condição da empresa” de cumprir os contratos.