Festejos Farroupilhas 2021 – No fim do mês de maio, assim que foi empossada, a Comissão dos Festejos Farroupilhas no Estado deliberou sobre o tema da Semana Farroupilha, divulgando-o nas redes sociais e na mídia. “Caminhos de Anita” é o tema que busca valorizar e divulgar a presença da heroína Anita Garibaldi nos rumos da história do Sul do Brasil.
“Caminhos de Anita” – Em depoimento, à patrona da Semana Farroupilha Estadual do ano de 2020, Alessandra Mota, que também é vice-presidente da Comissão que está organizando as festividades do bi centenário da Anita Garibaldi, o tema “busca valorizar a presença determinante e simbólica de Anita nos rumos da história da pátria e de vários mundos. Uma história de coragem, liberdade e afirmação do feminino. Nos Caminhos de Anita nós vamos trilhar por terras e por águas, despertando o sentimento de pertencimento dos nossos municípios do interior do Estado. Nós vamos trilhar pelos sentidos, pelo amor de mulher e mãe, pela força e generosidade e pelo direito de escolha e justiça. A Guerra Farroupilha marcou este Estado, assim como Anita marcou homens e mulheres por sua bravura e humanidade. Convidamos e convocamos todo o Rio Grande a vir conosco resgatar, valorizar e ressignificar os caminhos que Anita construiu nos corpos e nas mentes”.
Escolhida a patrona dos Festejos Farroupilhas 2021 – Fato inédito, a Comissão dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, indicou como patrona a primeira mulher negra. Liliana Cardoso teve o nome indicado e aprovado por unanimidade numa reunião por vídeo conferência realizada em maio. A patrona dos Festejos Farroupilhas 2021, nascida em Porto Alegre, é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, tecnóloga superior em Eventos e Comunicação e pós-graduada em Gestão Pública. Além disso, é ativista cultural; coautora da lei do Dia do Declamador Gaúcho, que foi aprovada em 2019 pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Eduardo Leite, e atual vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura. Liliana Cardoso venceu o Enart na modalidade “Declamação” por cinco vezes e foi bicampeã do Rodeio Internacional de Vacaria. Por três vezes, recebeu o prêmio Vitor Mateus Teixeira e também foi condecorada pela Assembleia Legislativa com a Medalha Mérito Farroupilha, a maior honraria do Estado do RS.
100 anos do Palácio Piratini – Uma comitiva representando o MTG e todos os tradicionalistas gaúchos dos 1,7 mil CTGs do Estado, participou da cerimônia de abertura das comemorações do Centenário do Palácio Piratini. A comitiva se apresentou na frente do Palácio montada a cavalo. Representando todas as regiões tradicionalistas, a 3ª Prenda do RS, Juliane Carvalho, e o 1º Piá Farroupilha do RS, Henrique Moraes, entregaram ao governador Eduardo Leite uma adaga de “S”, que irá compor o acervo histórico do Palácio Piratini. Durante a entrega, a vice-presidente de Cultura do MTG, Roberta Jacinto, falou em nome da entidade que o presente simboliza os valores da cultura gaúcha, os vínculos com a terra, as memórias e os sentimentos que unem os rio-grandenses em torno do mesmo ideal.