Dent & Dent – A partir do dia 1º de outubro, mais uma clínica estará à disposição aos que desejam sorrir com alegria e disposição. Na esquina das ruas Artur Milani e Hermínia Milani, uma equipe de dentistas de alto padrão, com experiência de 11 anos de atuação estadual. Faça como eu, vá até a Dent & Dent e sorria, porque a vida é bonita, mas exige cuidados e trabalho.
Guardiões – A Igreja Catedral, diariamente disponibiliza aos visitantes um grupo de casais ou amigos recebendo visitantes. A pandemia assustou alguns guardiões, que abandonaram a ação gratuita, forçando muitos a comparecerem até três vezes por mês. A coordenação dos Guardiões está aceitando novas inscrições pelo telefone 3744-1918.
ERS-591 – Estamos torcendo para que a estrada até Castelinho receba atenção e urbanização. Temos que motivar os moradores a plantarem flores, ao longo da rodovia, manter um corte de grama e que tenha um espaço para comercialização de seus produtos da agricultura familiar. O fluxo de veículos cresce dia a dia e, certamente, trará ao morador novas oportunidades de ganhar dinheiro.
Turismo – Completamos 20 meses de uma verdadeira batalha enfrentando a Covid-19 ou 20 de incômodos, que atrapalharam todas as frentes de ações positivas. Uma área que sofreu muito foi o turismo e que promete um verão agitado. No último domingo, a agência Barril Turismo recebeu um grupo de turistas vindos da serra gaúcha, levando-os ao Salto do Yucumã. Movimentou a empresa de ônibus e guias locais.
Museu – O Museu Municipal Wilson Jeovah Lutz Farias começa a receber visitantes em espaço totalmente renovado e com roupagem mais moderna. O espaço junto à URI, no subsolo da Biblioteca José Mariano da Rocha, é coordenado pela professora de História, Raquel Favero, que acompanha o visitante e facilita ampliar conhecimentos de nossa história.
UPA/FW – Na semana que passou, fui até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Frederico Westphalen. Já vinha ouvindo elogios ao trabalho dos profissionais que atuam na nossa unidade. Fui até lá e registro com alegria a atenção dispensada, desde a entrada e todos procedimentos realizados, enfermagem, médicos. Um abraço à equipe.
Ferrovia – Em 1920, o mapa brasileiro de ferrovias contemplou a região com três redes de ferrovias. Brigas políticas da época atrapalharam a construção. Estamos vivendo mais uma batalha de lideranças desejando alterar a malha e desejamos que tudo venha ajudar e não atrapalhar. Na época, seria de Torres a Iraí, Uruguaiana a Iraí e Carazinho a Iraí, e brigas de interesses obrigaram a deixar o projeto na prateleira do esquecimento.
Vereadores – Leio e ouço ao longo de cada ano diversas críticas aos legisladores de nosso município. Algumas válidas, mas quando o assunto são as despesas para buscar verbas, vejo com outro viés. Deverei pesquisar os valores totais de verbas de emendas federais recebidas e as despesas não atingem 10% do total das verbas. O ganho é real ou não?
Código de Posturas – Estamos vendo que autoridades tratam da mudança ou melhorias em nosso Código de Posturas. As audiências públicas mostram pouca frequência de pessoas que enfrentam os problemas na área. Na minha opinião, deveriam ser ouvidos empresários, trabalhadores e alguns representantes de associações. Quem acompanhou o Plano Diretor sentiu que audiências públicas não traduzem a realidade.