Saúde – Circula pelas redes sociais um vídeo de agradecimento aos profissionais da saúde, referente às ações voltadas à Covid-19. Letra muito sugestiva, do professor Danilo Gregory, produção Conexão Brasil Estúdios, envolvendo artistas regionais e de Frederico Westphalen. Pano de fundos, a Pousada Vale de Luz, na linha 21 de Abril, com uma vista panorâmica belíssima. Parabéns pela iniciativa!
Arbaza – No dia 20 de julho, a PRF promoveu a campanha “Estrada Solidária”, arrecadando 300 quilos de alimentos doados pela Arbaza, proporcionando a um grupo de famílias vulnerabilidade social para amenizar a fome. Bela iniciativa e um belo gesto da empresa.
Sangue I – A falta de sangue aos pacientes sempre gera pânico nas casas de saúde e aos familiares em risco de vida. O deslocamento a Passo Fundo e a saída do serviço é sempre um empecilho. Em tempos de pandemia, a coisa complicou mais. Em 2005, tínhamos associação de doadores, a Adosaf, levando a Passo Fundo 30 a 50 doadores mensalmente, com bons resultados. O lanche era pago pelo Mercado Barril, pelo pessoal do Rotary e pela senhora Helis Ruaro.
Sangue II – O HDP teve um banco de sangue que funcionou por 50 anos, salvando centenas de pessoas. Aí chegou a burocracia, determinando regras, que chamo de idiotas, ou seja, tamanho das salas, inviabilizando um projeto de 50 anos do HDP, pois as salas não tinham 30 ou mais metros. Interessante, nisso tudo, que um ônibus pode se deslocar captando sangue. Burocracia atrapalhando. É o meu pensamento.
Surra – Isso mesmo, surra na esposa, o machão pode perder o emprego público ou deixar de ser contratado. A Câmara de Vereadores aprovou a Lei 4874 de 14.7.2021, proibindo contratar ou manter em cargos públicos, ao funcionário que usar da violência doméstica. Cumprimentamos ao vereador Giovani Sarturi.
Aniversário – O Centro Cultural 25 de Julho comemorou 30 anos de atuação, com bela programação cultural durante todo o mês de julho. O presidente Igor Senger, com determinação e muita coragem, motivou o envolvimento dos integrantes da etnia germânica para a celebração destes 30 anos.
Empregos – O setor produtivo de Frederico Westphalen tem atraído consumidores da região e alguns empresários ousados, investindo na geração de empregos. Nos últimos meses, a geração de empregos cresceu, chamando atenção de todos, e hoje o município tem mais de quatro mil pessoas jurídicas. Algumas empresas com capital de fora vieram gerar empregos.
Construção civil – Hoje, a maior geração de empregos está na construção civil, com mais oito mil empregos, envolvendo, engenheiros, arquitetos, pedreiros, auxiliares, motoristas, entre outros. O setor de planejamento liberou, em 2020, 256 projetos, 103.993,10m², atingindo a maior média mensal em metros quadrados, de novos alvarás. Em 2021, a média mensal só atinge a segunda maior marca dos últimos cinco anos.
Turismo I – Tenho acompanhado o aquecimento do turismo regional, movimentando a rede hoteleira, especialmente nos fins de semana. Mais de 70% de ocupação de apartamentos com turistas visitando Ametista do Sul, Salto do Yucumã e Frederico Westphalen. Os primeiros sintomas positivos e que fazem tilintar o caixa dos restaurantes, postos de gasolina e hotéis.
Turismo II – O portal da Barril Turismo já está no ar, divulgando roteiros e atrativos regionais. O trabalho foi elaborado pelo Renato Tressi, Claudemir Perachi Balestrin, ampliando a visão das ações voltadas ao turista, que chega para banhos em Vicente Dutra, Iraí e outros atrativos.