Fortaleça sua marca
Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
quarta, 18 de agosto de 2021

Há muitos e muitos anos se fala da necessidade dos empresários locais, e de um modo geral, brasileiros e de todos os ramos de atividade, de competir agregando valor ao que produzem e oferecem. Vários indicadores vêm mostrando que há pouco retorno sobre o grande esforço e uso de recursos, sejam eles humanos, infraestruturais e naturais. 
Agregar valor à produção e oferta local valoriza a região, as pessoas envolvidas, gera prosperidade e tributos que melhoram a estrutura e as políticas públicas. Muitas empresas vêm fazendo esta “lição de casa”, mas, por outro lado, muitas ainda precisam fortalecer suas marcas, e claro, aumentar a valorização do que produzem. As empresas locais, assim como boa parte dos negócios do país, precisam promover sua produção de diferentes formas, quer seja na divulgação do respeito às pessoas, aos insumos utilizados, o cuidado com o meio ambiente, os processos diferenciados, a tecnologia utilizada, dentre outros. Estas e outras ações de agregação de valor devem ser acompanhadas de investimentos no fortalecimento da marca, reduzindo a competição por preços que muitas vezes é maléfica para os negócios, especialmente para os que não possuem grande escala. Buscar vantagem competitiva em custo é para poucos setores brasileiros, em um tempo em que até o varejo está globalizado. A carga tributária, os encargos sociais, a papelada que alguns órgãos insistem em manter, mesmo que todos considerem inútil e ultrapassada, a logística baseada no modal rodoviário, as péssimas condições de muitas rodovias, enfim, o chamado custo brasil impede grande parte dos negócios de competir por preços. 
O fortalecimento das marcas, que só se sustenta a longo prazo com entregas diferenciadas, é a melhor chance de melhorar as posições brasileiras, tanto no mercado local, quanto no mercado nacional e nas exportações. Milhares de micro e pequenas empresas brasileiras têm oportunidade para exportar, a exemplo do que ocorre em países com melhor relação na balança comercial. Na condição de exportador de commodities, o Brasil não gera riqueza proporcional ao esforço, não melhora a imagem internacional e atrapalha os poucos que tentam produzir e exportar produtos de maior qualidade e construir marcas reconhecidas pelo valor superior.
Quem estuda estratégias mercadológicas e/ou analisa a média geral das ações das empresas locais, ou até mesmo nacionais, têm feito “coro” ao alertar os empresários sobre a necessidade de inovação e qualificação de suas atividades, tanto no mercado interno, quanto externo. Independentemente do tamanho e do setor de atividade, podemos ter mais produtos para competir internamente com os produtos importados, cada vez mais disponíveis entre nós. 
Quem sente pressão para reduzir as suas margens e percebe dificuldades aumentando precisa mudar para sair desta posição. As empresas que não querem ou não podem mais ficar disputando preço até comprometer o negócio precisam alterar a estratégia para não arriscar ainda mais o futuro dos seus negócios, da família e dos colaboradores. É preciso um mix de produtos que seja visto como melhores que a média, onde a marca e a apresentação sejam componentes que gerem confiança e credibilidade para que os clientes entendam e decidam pelo valor superior. No mercado, não basta ser, é preciso também parecer melhor. Construir marcas fortes, bem vistas, confiáveis e bem relacionadas com os seus públicos, é o caminho do sucesso e a saída para quem não quer arriscar tudo o que já fez, reduzindo preços a cada nova negociação, ou tentando enfrentar de forma inglória as disputas por preços. 
Uma marca que ajude o cliente a ter uma referência positiva em meio a tantas opções existentes, que transmita confiança, com benefícios claros e bem focados no que ele espera e está disposto a pagar, contando com características únicas que permitam uma experiência positiva para quem consumir ou utilizar, proporciona maiores margens e assim melhores condições de competição para empresas, independentemente do tamanho.
Desejando ótimos negócios, um abraço e até a próxima!
 

Fonte: