Vivenciamos desde meados de 2020, um redesenho na dinâmica de mercado e de vivermos a vida em sociedade. De uma hora para a outra, fomos “obrigados” a nos isolarmos em casa, saindo somente o necessário e tendo que nos “adaptar” ao chamado novo normal. Dentre as adaptações estão a dinâmica de mercado, onde a grande maioria das organizações teve que se remodelar, se ajustar para atender as exigências sanitárias e também mercadológicas. Novos serviços foram demandados, novas oportunidades de negócios surgiram, vivenciamos a expansão de muitos negócios e, infelizmente, o recuar de outros, por não estarem dentro dos chamados “serviços essenciais”, além da população ter optado em gastar seus recursos em alguns serviços em detrimento a outros.
Nesta caminhada desde março de 2020, onde já se passaram mais de 15 meses, tivemos a oportunidade de dialogar com inúmeros empresários da região, muitos inicialmente preocupados com a dinâmica que estava sendo imposta pelo cenário mundial, de fechamento de estabelecimentos comerciais, de redução do número de pessoas em locais fechados, entre outras questões que vivenciamos nestes últimos meses, mas no decorrer dos dias, as coisas foram sendo ajustadas e seguindo a “nova normalidade”.
Vários aprendizados podemos tirar desta pandemia, aqui vou me ater as questões comerciais, onde foi possível observar a rapidez com que a maioria das organizações se reinventaram para atender as novas exigências sanitárias e mercadológicas, inovando na dinâmica de vender e entregar produtos e serviços, nas formas de pagamentos e na agilidade de implementar novos canais de comercialização, como as vendas on-line. Estamos vivenciando um crescimento significativo de empresas locais e regionais entrando ou ampliando suas vendas por meio dos canais digitais, desde os mais simples como os mais sofisticados, mas todos com o objetivo de melhor atender aos seus clientes e parceiros.
Importante também ressaltar que uma coisa boa que a pandemia trouxe, se é que assim podemos chamar, é o fator de as pessoas, em virtude de não poder se movimentar muito de um local para outro, começaram a valorizar mais as empresas locais e regionais, inclusive no que tange ao turismo. Como é bom vermos as pessoas da região, visitando os atrativos turísticos da nossa região, isso defendemos a muito tempo e hoje, estamos tendo a grata satisfação de vivenciarmos o grande número de pessoas visitando os nossos pontos turísticos regionais. Que esses bons exemplos que a pandemia nos trouxe, possamos inserir cada vez mais na nossa vida, de valorizarmos as empresas locais e regionais, as empresas que diuturnamente investem, acreditam e contribuem com o desenvolvimento do município e da região.
Aproveito este espaço para desejar um feliz Dia dos Pais a todos os pais que nos acompanham, bem como a todos os estudantes e advogados, que comemoramos o seu dia no próximo 11 de agosto.