CHAMA CRIOULA I – Oficialmente ontem iniciaram as comemorações dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul. A cerimônia iniciou as 18h30min, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, 25ª RT, que teve na sua introdução, após a formação da mesa com as autoridades convidadas, uma apresentação artística, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Estado. Segundo a Vice Presidência de Cavalgadas e a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), que são departamentos do Movimento Tradicionalista Gaúcho que integram a organização, estão participando mais de 1,5 cavaleiros, representando as trinta Regiões Tradicionalistas e que possuem a nobre missão de conduzir a centelha da Chama Crioula para todo o Estado.
CHAMA CRIOULA II – Na manhã de hoje, a partir das 8h e 30 min acontece a cerimônia de distribuição da centelha a cada uma das regiões, sendo que , os cavaleiros farão um desfile de 10 quilômetros pelas ruas de Caxias do Sul. Já no domingo, 17, partem rumo ao destino. Um dos trajetos mais longos será percorrido pela equipe da 4ª Região Tradicionalista, que levará a Chama até a Fronteira-Oeste.Serão trinta dias de viagem, com uma equipe de apoio que inclui um caminhão para o transporte dos doze cavalos e ainda dois carros.
CHAMA CRIOULA III – Pela primeira vez, a distribuição da Chama Crioula será transmitida em TV aberta. O acendimento não pôde ser transmitido sexta-feira à noite, porém, para a distribuição, hoje, haverá, de forma pioneira, transmissão ao vivo pela TVE (Canais 7.1 e 7 (Net), a partir de uma articulação feita pelo secretário da Cultura, Eduardo Loureiro. A cerimônia começa às 8h30min.
CHAMA CRIOULA IV – Já a 28ª Região Tradicionalista, que integra 13 municípios e destes, 17 Entidades Tradicionalistas, está se preparando para este momento por pelo menos quatro meses, cuidando de detalhes que vão desde a visitação prévia aos locais de pouso e descanso, até alimentação, transporte, e elementos de apoio. Liderada pelos Cavaleiros do Alto Uruguai, farão parte da comitiva 12 animais, entre cavalos e muares, um ônibus e três carros de apoio, além de um caminhão para transporte dos animais até Caxias do Sul. Ficou estabelecido que a cavalgada da Chama Crioula da 28ª Região Tradicionalista fará o trajeto até Passo Fundo, na Estância do ex patrão do CTG Rodeio da Querência, Santo Ronei Machado, onde, após um dia de descanso, os cavalos serão embarcados de volta no caminhão e serão conduzidos até o CTG Porteira Aberta em Taquaruçu do Sul, para seguirem na segunda etapa, ou seja, o percurso de mais 35 km até o seu destino final, no município de Pinheirinho do Vale.
CAVALGADA DA CONDUÇÃO DA CHAMA CRIOULA – Este ano será realizada a 5ª Cavalgada da 28ª Região Tradicionalista, que terá o intuito de conduzir a Chama Crioula dentro da sua abrangência territorial. A programação inicia na sexta-feira, dia 22 de agosto, às 18 horas com a recepção dos cavalarianos no CTG Porteira Aberta em Taquaruçu do Sul. No sábado pela manhã, 8 horas, saída da Cavalgada, para almoço na Campeira do CTG Estância dos Carreteiros em Palmitinho , e jantar com pernoite na comunidade do KM 16. Domingo, 24, chegada da Chama Crioula em Pinheirinho do Vale, almoço e encerramento no CTG Repontando o Gado. A Chama Crioula permanecerá resguardada no local até dia 06 de setembro, quando será conduzida até a Praça Central do município, para sua distribuição para todas as entidades que compõe a 28ª Região Tradicionalista.
