Palavras e ideias melhoram a mente e também alimentam a alma. Uma leitura que recomendo é do autor conhecido em todo o planeta, Deepak Chopra, no propósito de ajudar as pessoas que querem buscar mais sucesso em seus negócios, carreiras e projetos.
Uma proposta de Chopra é o distanciamento. Muitos economistas também pregam esta prática para entender melhor o problema, saindo do olho do furacão e analisando a uma distância maior para entender o conjunto e o sistema. A questão é que para solucionar problemas, muitas vezes é preciso desapegar do envolvimento mais profundo com o problema e/ou com os protagonistas. Quem se envolve profundamente com o problema, tende a forçar as soluções, podendo não ser as melhores. Ao se distanciar, mais contornos ficam visíveis e mais possibilidades podem surgir na busca de soluções, dando suporte às decisões e oportunizando as melhores escolhas.
Está bem consolidado o conceito de que todo o problema representa uma oportunidade, embora poucos mencionem que muitas vezes é para um benefício maior. A pessoa que consegue incorporar este modo de entender o que ocorre ao seu redor perceberá cada vez mais possibilidades. Este é um modo de encarar a vida que encanta e excita, afirma Chopra.
Tende-se a buscar soluções entre aquilo que se conhece, o que é extremamente limitante, pois o que uma pessoa ou pequeno grupo conhece pode ser muito pouco, diante do muito que existe atualmente, pois podem haver infinitas possibilidades entre aquilo que não é conhecido por um grupo restrito. Na verdade, os problemas abrem muitas possibilidades de reorganização, reestruturação a partir de uma situação nova. Uma boa solução pode abrir muitos horizontes ignorados até um determinado momento. É sabido que as pessoas veem melhor as oportunidades quando estão predispostas e preparadas para as soluções e ao aprendizado. Quando a prepararão e pré-disposição se encontram com as oportunidades, que inclusive alguns chamam equivocadamente de sorte, tem-se a fórmula do sucesso!
Pode-se decidir por quase tudo nesta vida e para as pessoas terem suporte para isso, Deus distribuiu muitos talentos a todas as pessoas. Todavia, o modelo mental de muita gente não permita que façam uso e acumulam-se reclamações sobre tudo e todos os que os rodeiam. Quem não identificou, ou não definiu aquilo que se pode chamar de propósito de vida sofre mais e, por consequência, faz sofrer muitos dos que os cercam. É comum ver gente admirada, especulando e até fantasiando sobre como determinada pessoa conseguiu ou está conseguindo fazer sucesso nas suas atividades. Uma das lições mais importantes que autores como Deepak Chopra têm procurado deixar é que aqueles que têm um propósito de vida claro e se preparam para este propósito, estão alinhando suas escolhas, suas atitudes e sua visão, e com isso concentrando muito mais seu tempo e energia, o que gera melhores resultados. Aos olhos de outros, parece que tiveram um caminho mais fácil para chegar ao sucesso pessoal e profissional, porém, pode ser que o conjunto de escolhas ao longo da vida tenha sido feito de forma mais alinhada com o grande propósito.
A definição de uma boa visão de futuro geralmente é o que respondem as pessoas consideradas bem sucedidas quando lhes é perguntado sobre o primeiro passo, ou o momento decisivo em suas vidas. Para concretizar uma boa visão de futuro, porém, é preciso se conhecer muito bem, não subestimando, nem superestimando as capacidades internas e condições do ambiente. Reconhecer e reforçar os talentos diferenciados, aproximando-se cada vez mais da singularidade é o passo seguinte e outro momento decisivo. Além disso, é preciso definir bem o que se está disposto a fazer pelo outros, identificando as muitas possibilidades de os talentos desenvolvidos contribuírem com valor social, espiritual e a consciência. Auxiliar verdadeiramente é a melhor forma de ser grato a Deus, à família e à sociedade, pela vida que se tem.
Um abraço e até a próxima!