Férias Para Os Filhos E Angústia Para Os Pais
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
quinta, 19 de dezembro de 2024

Chegou o período do ano em que o calendário para muitos pais é cruel, pois o que faz a alegria das criançadas, torna-se um drama para os pais que ficam perdidos e estressados sem saber o que fazer com os filhos nas férias escolares?

            Parece uma via de contramão, pois os filhos deveriam ser uma experiência única para desenvolver o relacionamento familiar, o chamado ‘’amor incondicional’’ de que tanto falam os pais. Mas mesmo sendo uma dádiva, quando estes baixinhos entram em férias, transformam radicalmente a gestão do tempo dos pais, virando de cabeça para baixo, qualquer agenda organizada de trabalho ou na própria casa.

Ter os filhos dentro de casa o tempo todo, principalmente quando os pais não conseguem tirar férias no mesmo período, se torna um exercício de administração do tempo e dos conflitos e faz com que o planejamento familiar mude radicalmente.

Os pais no período de aulas, acomodam seus filhos em creches, em escolas integrais, sob o cuidado de terceiros que são pagos para dar atenção e o amor aos seus filhos o que no passado isso era obrigação dos pais. Porém com a revolução industrial e a evolução do mercado extremamente exigente no cumprimento do tempo, virou tudo de cabeça para baixo. Onde estar junto com os filhos ao invés de prazer virou estresse.

Esta angústia que atinge os pais, faz a compaixão aumentar ainda mais, pois para manter seus filhos próximos durante as férias, acabam cometendo erros como deixá-los muito tempo assistindo vídeos em celulares e na televisão.

Mas de que forma conciliar o trabalho e dar atenção às crianças nas férias escolares? São perguntas que nem os especialistas tem as respostas. Algumas dicas, seria planejar um tempo para o trabalho e outro para os filhos.  É bom lembrar que as crianças, precisam gastar energia e sendo assim os responsáveis podem se revezar entre atividades recreativas, dentro de casa ou na rua, em ambientes ao ar livre. Mas é bom levar em conta que as crianças podem deixar os pais angustiados com seus atos, e os pais se frustrarem demais querendo usar a força como controle. Por isso tenha calma, paciência, compreensão.  Outra dica importante, aproveite para leva-los na igreja, dando a eles o caminho de Deus para não se criarem agnósticos ou ateus que já temos demais espalhados por aí. E boas férias com seus filhos.

Até a próxima.

Fonte: