Diploma de Reconhecimento
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 29 de novembro de 2024

ANIVERSÁRIO – Último sábado, 23 de novembro, a 28ª Região Tradicionalista comemorou 35 anos de fundação. Para as comemorações, nada mais apropriado do que homenagear as pessoas que se dedicaram ao Tradicionalismo dentro da região e também, em suas entidades. Foi uma noite festiva, que ficará registrada na história, com a presença de todos os CTGs e Piquetes ligados à esta Coordenadoria. O anfitrião foi o CTG Porteira Aberta de Taquaruçu do Sul, que permitiu que uma grande festa fosse realizada. Fica o reconhecimento à esta Entidade Tradicionalista.

COMENDA ÁGUAS E PEDRAS – A Comenda Àguas e Pedras é concedida a duas pessoas de comprovados e relevantes serviços prestados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, cujas ações e trabalho tenham impactado diretamente sobre o crescimento e divulgação da cultura gaúcha na 28ª Região Tradicionalista. Indicados pela diretoria que compõe a 28ª RT, recebem uma placa e um troféu. Este ano, a senhora Nedi Maria da Costa, do CTG Querência do Cristal de Planalto e o tradicionalista Celço Lunardi, do CTG Porteira Aberta de Taquaruçu do Sul foram os homenageados.

DIPLOMA DE RECONHECIMENTO - O Diploma de Reconhecimento “Candeeiro Da Tradição”, recentemente criado pela 28ª RT, é um reconhecimento das entidades tradicionalistas às pessoas que ajudaram no crescimento e fortalecimento de cada entidade. Cada CTG tem o direito de anualmente indicar o nome de até duas pessoas para receberem a homenagem. Nesta primeira edição foram homenageados os seguintes tradicionalistas: Ivan Luís Centenaro, Antônio Gilmar de Freitas, Caetano Albarello, João Paulo Pastório, Waldomiro de Mello Antunes, Hilário Mendes de Borba, Alceu Antônio de Mello, Surgildo Setembrino Wenginowicz, Zilmar José Maito, Antoninho Carlos dos Santos, Nelso Zanatta, Cleri Ana Pasqualotto, Helena Rosa Castelli, Genoir Zabot, Luís Cargnin, Thereza Zanolla Andreolla, Verli Francisco Baldin, Natálio Kolwoski, Carlos Ues, Paulo Roberto Dazzi, Anahir Olívio Rossatto, Wilson Buzatto, Ademir Chiarello e Rui Antônio Volkweis.

NOITE FESTIVA DA 28ª RT – As comemorações dos 35 anos de fundação da 28ª Região Tradicionalista incluíram também a premiação à Entidade Tradicionalista vencedora do concurso que sugeriu o nome à condecoração Candeeiro da Tradição. O patrão do CTG Sentinela da Coxilha de Caiçara levou para a entidade a premiação. Além disso, também foi realizado um reconhecimento aos participantes da Geração e Distribuição da Chama Crioula em Alegrete. Foram igualmente entregues Certificados aos participantes da 34ª Festa Campeira -FECARS, aos participantes do 8º ENECAMP e o 32º Aberto de Esportes. Também foi concedido ao CTG Rodeio da Querência uma condecoração em reconhecimento a sua classificação em 5º Lugar na modalidade Danças Tradicionais e 3º Lugar na modalidade Violão.

ACAMPAMENTO – Acontece hoje, 30, e amanhã, 1º de dezembro, o 1º Acampamento Jovem da 28ª Região Tracionalista. O acampamento está aberto para a participação de todos os jovens tradicionalistas das entidades que compõe esta coordenadoria. A programação traz o Módulo V do 2º Circuito de Oficinas Culturais, uma Roda de Conversa com Prendas e Peões Estaduais, jantar, cinema, pouso no local, e gincana cultural. O Acampamento Jovem encerra as atividades culturais do ano de 2024, que estiveram sob a coordenação da Diretora Cultural Katiê Cocco Ciocari, acessorada por Heloísa Negrini e Kassia Cocco.

ELEIÇÕES – Próximo sábado, 07 de dezembro, acontecerão as eleições descentralizadas nas 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, para Presidente do MTG e Coordenadores Regionais. Na 28ª Região Tradicionalista a votação, com duas urnas específicas, acontecerá no CTG Rodeio da Querência em Frederico Westphalen.

 

Fonte: