CODEMAU
A votação da Consulta Popular acontecerá de dois a seis de dezembro próximo pelo site consultapopular.rs.gov.br. A votação é rápida, simples e prática, basta acessar o site, digitar o título de eleitor que na sequência aparecerá a cédula de votação da região onde a pessoa possui domicílio eleitoral, aí basta escolher 1 das 6 propostas. Importante a população participa, votar e garantir mais recursos para o município e região.
Frederico em Luz
Os voluntários que se envolveram no trabalho de confecção dos enfeites do Frederico em Luz merecem ser lembrados. O Frederico em Luz é um evento que se firmou e precisa ser mantido, talvez fazendo alguns ajustes pontuais.
Alpestre
Com recursos próprios, em torno de 18 milhões de reais, o município de Alpestre está realizando a pavimentação asfáltica da cidade até a comunidade da Encruzilhada Gaúcha, um trecho de 6.5 km. Também está sendo realizada a duplicação da ponte na comunidade de Barra Bonita. A obra vai beneficiar o acesso da população do município e região norte do rio grande do sul, ao estado de Santa Catarina.
CTG Rodeio da Querência
Parabéns ao CTG Rodeio da Querência de Frederico Westphalen pelo trabalho que realiza e a projeção que garante no Rio Grande do Sul e Brasil afora ao município. Destacamos o trabalho do patrão Diego Bertoletti da Rocha e toda a equipe e colaboradores. O trabalho que desenvolvem deve prosseguir e sabemos que há projetos ainda mais audaciosos.
Saúde
Normalmente os governantes priorizam o setor da saúde, quando projetam ações nas mais diversas áreas. O problema é que os problemas, falta de estrutura e atendimento justo, persistem. Muitas vezes ficam apenas na teoria. Nos informam que em Caxias do Sul todos os exames são realizados através do SUS. Por essas bandas estamos atrasados 90 anos.
IPVA atrasado
O governador Eduardo Leite e equipe devem estar avaliando as razões de mais de 350 mil veículos estarem com o IPVA atrasado. Chega a 8,8% do total da frota de veículos do RS. E o governo inclui os motoristas no sistema Dívida Ativa da Fazenda Pública (DAT). E tem várias outras restrições.
Mais IPVA
O Governo e Assembleia Legislativa avaliam isso como normal? Será que não percebem que os gaúchos perderam renda e que não conseguem quitar os débitos? Não adianta somente ‘ferrar’ com os motoristas, mas deve-se buscar as causas da situação e oferecer condições de pagamento. Governador, faça uma pesquisa entre os devedores para saber as causas dessa situação. O custo de vida subiu e as pessoas priorizam se alimentar e pagar as contas de água e luz.
Direitos humanos
No evento do G20 realizado na semana passada no Rio de Janeiro se defendeu de tudo, menos ‘direitos humanos’. Com a China presente como defender direitos humanos? O Brasil que fala nos pobres e meio ambiente poderia destacar também a pauta dos direitos humanos.
Meta Bolsa Família
Não nos referimos a nenhum partido político ou governo. Mas a verdade é que gastos do governo com Bolsa Família crescem 47,1% em 2023, mostra IBGE. Programa de transferência de renda faz parte dos benefícios sociais do governo federal, que aumentaram 3,6% no período. Não está na hora de pro mover um programa de geração de emprego? Ou querem manter os ‘benefícios’ pensando nas eleições?
Triste isso
Cláudio Humberto: “O ministro Fernando Haddad (Fazenda) deixou a imprensa amiga saber que sua proposta de corte de gastos públicos será sobretudo em torno dos “gastos tributários” do governo Lula. Ou seja, serão cortadas principalmente as isenções tributárias a algumas empresas ou setores da economia. Na prática, o tal “corte” do ministro já conhecido como “Malddad” será outra forma de cobrar ainda mais impostos.