A disciplina começa na família, por conseguinte tem sua extensão na escola e sociedade e por último no mercado de trabalho.
É muito triste ter que escrever sobre um assunto que deveria ser uma obrigação de todos. Parece que a sociedade está ladeira abaixo no quesito disciplina.
Por incrível que pareça a falta de disciplina, tem levado muita gente a perder a compostura humana, pois quem não têm disciplina, não consegue ter respeito, não consegue ter educação, não consegue ter no mínimo dignidade com pessoas mais velhas ou mais novas e assim por diante.
As empresas estão penando para encontrar funcionários com o mínimo de disciplina e cultura profissional para executar determinadas funções que exigem chegar no horário, manter a ordem, respeitar a hierarquia, atender um cliente com educação.
As escolas estão penando, com a falta da disciplina dos alunos, que se quer respeitam o professor, assim como tem professores sem disciplina com seus alunos e poucos estão se preocupando com a ordem interna, onde os palavrões e o desrespeito não podem ser punidos, devido a leis criadas por conta de alguém que jamais a praticou.
A sociedade está penando, com as consequências de quem faz o que bem entende, sem o mínimo de respeito a ordem e os bons costumes sociais. Onde o indisciplinado parece ter mais espaço do que o que respeita e é disciplinado.
A disciplina é uma das qualidades humanas, mais difíceis de serem desenvolvidas, principalmente porque vivemos num mundo tão cheio de estímulos, tão cheio de possibilidades e oportunidades que é muito fácil se dispersar e perder o foco. Para ter disciplina nestes novos tempos, requer sistemas organizados para funcionar adequadamente e se sustentar frente aos estímulos dispersantes e desafios desmotivadores. Porém só funciona bem quando está em conjunto com a criação de hábitos e rotinas específicas para serem cumpridas.
Uma sociedade sem disciplina é igual um navio sem comando, a qualquer momento pode se desmontar diante de um iceberg.
É uma pena que ainda tenhamos que que escrever sobre este tema nos tempos modernos, onde o mundo evolui a passos largos em muitas áreas, mas anda de marcha ré no respeito, hierarquia e disciplina.
Até aproxima.