A democracia venceu nas eleições
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
quinta, 14 de novembro de 2024

Forma de organização política em que o povo controla diretamente a gestão da sociedade, por meio de referendos, plebiscitos e outros instrumentos legais; e organização social em que o povo, através de eleições, outorga mandatos a representantes que passarão a exercer autoridade em seu nome.

Dentro do conceito acima, - na segunda parte da definição - vamos avaliar o resultado das eleições municipais de 2024. Podemos observar que as Urnas Eletrônicas não foram objeto de contestação no resultado. Será que agora - dois anos apenas a última eleição – são confiáveis. 

                Para fins de comparação é interessante observar o número de prefeituras conquistadas pelos partidos com maiores votações. PSD, MDB, PP, União, PL, Republicanos, PSDB – sete agremiações com maiores gestores eleitos somam 4.297 municípios, ou seja, 77% das 5.568 localidades brasileiras.

                Na obra “Democracia na América (1835)”, Alexis de Tocqueville (1805 – 1859), especulou sobre a natureza essencial da própria democracia, suas vantagens e perigos. Interpretou o regime democrático como uma necessidade histórica resultando inevitavelmente da difusão da ideia de igualdade. Cada país com suas características particulares...

                Quando Tocqueville escreve sobre os “perigos” da democracia, será que estaria se referindo a liberdade que ela (a democracia) propicia de a população reivindicar a volta do AI-5 (Ato Institucional do Regime Militar golpista) de 13/12/1968; que permitiu a cassação de políticos eleitos nas esferas federal, estadual e municipal. Autorizou o presidente da República (não eleito) a intervir nos governos estaduais e municipais e permitiu a suspensão de direitos e garantias constitucionais.

                Outro dia estava lendo (pela Internet) num jornal amazonense; do norte de nosso país sobre uma notícia que aconteceu num município pequeno no sul  daquele estado: “Concorrente a vereador, historicamente ligados à Igreja Católica se candidatando pelo partido criado por Edir Macedo, tendo como Presidente Nacional da sigla, Marcos Pereira; um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus; em qual um membro desta foi notícia polêmica:  “O bispo Sérgio Von Helder chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, num programa de televisão”. Pela importância da Santa é considerada a Padroeira do Brasil. Como se explica um católico disputar uma eleição por um partido contrário e ofensivo aos princípios católicos? Contradição, ignorância, incoerência?

                Saiba mais: para quem quer se aprofundar no assunto, como sugestão o livro “O POBRE DE DIREITA (a vingança dos bastardos) de Jessé Souza.

Fonte: