As estimativas apontam para uma recuperação na safra gaúcha no próximo período 2025/2026. Segundo levantamento divulgado no dia 11, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa é de alta de 13,3% em relação à safra anterior de grãos, resultando numa produção total de 40,7 milhões de toneladas.
Com este resultado, o Estado do Rio Grande do Sul, mesmo detendo a segunda maior área plantada do país, com 10,53 milhões de hectares, seguirá como o terceiro maior produtor brasileiro, atrás apenas do Mato Grosso do Sul e do Paraná. O desempenho gaúcho ainda reflete uma produção limitada por instabilidades climáticas recorrentes, juntamente com outros fatores que afetam o potencial das lavouras.
No território estadual, destaca-se a produção da soja, que terá o maior aumento em relação ao período 24/25, com a expectativa de 22,4 milhões de toneladas a serem colhidas, ilustrando um aumento de 34,9%. Essa recuperação vem após períodos onde a estiagem castigou de forma severa os solos na temporada anterior.
Por outro lado, no caso do arroz, a projeção aponta para uma queda de 12,2% da produção de 24/25, onde foram colhidas cerca de 8,7 milhões de toneladas do grão. Já o milho, demonstrou uma leve queda de 0,1% em comparação ao período anterior, passando de 5,430 para 5,426 milhões de toneladas.
Por fim, estima-se que a produção do trigo feche com um total de 3,7 milhões de toneladas, caracterizando uma queda de 6,3% na colheita e de 13,7% na sua área total de 1,2 milhão de hectares.