A Delegacia de Polícia de Frederico Westphalen concluiu as investigações sobre crimes de furto mediante fraude, registrados na noite de 16 de maio e na madrugada do dia seguinte, nas imediações da entrada do parque de exposições do município, durante atração nacional.
Segundo a investigação, os envolvidos se apresentaram como vendedores ambulantes de bebidas. No momento do pagamento com cartão, simulavam uma falha na transação, retiravam o cartão da máquina e devolviam às vítimas um cartão semelhante, pertencente a outra pessoa.
Enquanto as vítimas realizavam o pagamento via Pix para concluir a compra, o cartão verdadeiro era usado para efetuar compras de alto valor em outros locais. Duas vítimas tiveram prejuízo de R$ 4.754,77 e R$ 19.566,00, respectivamente.
Os suspeitos foram identificados e monitorados até Minas Gerais, onde foram localizados e presos em flagrante pelo crime de associação criminosa. Na ocasião, a Polícia apreendeu 103 cartões bancários furtados, incluindo os das vítimas de Frederico Westphalen.
Ao final do inquérito, os investigados foram indiciados por dois crimes de furto mediante fraude, em concurso material, e por associação criminosa.