Pinhal avança na consolidação do seu novo distrito industrial. O espaço atrai novos investimentos, fortalece a economia local e amplia o mercado de trabalho no município. Entre os principais empreendimentos estão a instalação da Granfatto, empresa de móveis planejados, e a transferência do frigorífico Citolin para o complexo.
Atualmente instalada no trevo de Rodeio Bonito, a nova estrutura da Granfatto está em fase avançada de construção, com um galpão de quatro mil metros quadrados no novo polo industrial, sinalizando sua realocação definitiva para o município. A empresa deve ser inaugurada até o fim do ano.
O frigorífico Citolin, por sua vez, que hoje opera no abatedouro municipal, também terá suas atividades deslocadas para o distrito. Com abate exclusivo de gado, o novo projeto inclui a implantação de uma linha para suínos e eleva a capacidade diária de abate.
O complexo contará, ainda, com um posto de combustível e uma fábrica de artefatos de concreto nas proximidades. Os investimentos, concentrados no novo distrito industrial, estão em diferentes fases de construção. Até o momento, não há datas oficiais para o início das atividades das empresas.
Política de incentivo
A instalação desses empreendimentos é resultado de políticas públicas de incentivo, promovidas pela administração municipal. Entre as medidas, estão a cedência de terrenos, doações de áreas e a construção de galpões que possibilitam a implantação das empresas. As ações variam conforme o perfil da operação.
Pinhal não possui uma lei específica que regulamente as medidas para concessão desses incentivos. Os apoios são viabilizados por meio de processo administrativo formal e posterior autorização legislativa específica para cada caso.