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Revolução Tecnológica
O que se sabe sobre os cursos de graduação em IA?
Universidades lançam formações dedicadas às novas tecnologias devido a grande demanda no mercado de trabalho
Por: Eduardo Faria
Publicado em: segunda, 16 de junho de 2025 às 12:03h
Atualizado em: segunda, 16 de junho de 2025 às 12:06h

Com o grande avanço e inserção da Inteligência Artificial, o Ensino Superior vem se aprimorando para adequar-se a demanda do mercado de trabalho. Instituições gaúchas de ensino estão contando com bacharelados focados em ensinar os estudantes a mexer e dominar a variedade de IAs existentes na atualidade.

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Segundo levantamento da Agência Brasileira de Empresas de Softwares (Abes), a procura por profissionais com experiência em utilizar a IA até o final de 2025 crescerá até 150%. Outra pesquisa, realizada pela plataforma de estatísticas alemã, Statista, aponta que o mercado global das IAs deve alcançar o valor de U$ 244 bilhões até o final deste ano.

Baseado nesta expansão da tecnologia, as universidades passaram a ofertar cursos mais aprofundados na área com uma maior duração de tempo. Dois destes exemplos são o da Unversidade La Salle (Unilasalle), que lançará neste mês de junho o bacharelado de quatro anos focado em IA, e o da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Cachoeira do Sul que, desde o início de 2025, conta com o curso de Ciências de Dados e Inteligência Artificial.

Muito além da computação

Por serem muito recentes, os cursos envolvendo a Inteligência Artificial ainda não contam com referenciais nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC). Para a construção de currículo, as instituições de ensino estão se baseando nas orientações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

De uma forma geral, os cursos são semelhantes às graduações de Ciências da Computação, que já contêm disciplinas voltadas para a IA e seus mecanismos. Entretanto, o bacharelado em Inteligência Artificial mostra-se mais completo e direcionado a quem busca atuar na área, unindo a computação, a ciência de dados e o conhecimento ligado às IAs.

Dentro da sala de aula, o intuito é de que os alunos aprendam não apenas a utilizar tecnologias criadas por outras pessoas, mas também a conceber soluções completas, que incluem limpeza, armazenamento e processamento de dados, até a distribuição de modelos que fazem a diferença no âmbito acadêmico e da sociedade.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai