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O amor está no ar
Confira quanto os gaúchos devem gastar com presentes para o Dia dos Namorados
Pesquisa da Fecomércio – RS aponta que os casais devem gastar em média R$271,30 na data comemorativa
Por: Eduardo Faria
Publicado em: segunda, 09 de junho de 2025 às 11:52h
Atualizado em: segunda, 09 de junho de 2025 às 11:54h

A data mais romântica do ano chegou, e com ela muitos casais vão às compras para presentear a sua pessoa amada. Em meio a esse desafio, certas questões e dúvidas sempre surgem no cenário do consumidor, será que o presente mais caro impressiona mais? Baseada em alguns destes questionamentos, a Fecomércio – RS divulgou uma pesquisa especial para a data mais apaixonada de 2025.

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O levantamento apontou que mais da metade dos gaúchos (50,3%) pretende comprar nesta data presentes com um gasto médio de R$ 271,30. O público masculino puxa a média para cima, e deve desembolsar cerca de R$ 335,30, enquanto as mulheres projetam gastar R$ 214,46 em recordações.

A pesquisa ainda aponta que entre as pessoas que já presentearam os seus namorados em 2024, 45,6% planejam gastar o mesmo, enquanto 37,9% pretende gastar mais ou muito mais do que no ano interior. Entre os segmentos mais citados pela Fecomércio – RS para presentear, o vestuário lidera o ranking com 44%, seguido pelos perfumes e cosméticos (26,2%), enquanto os chocolates e os calçados fecham a lista com 10,9 e 10,1%, respectivamente.

Entre os canais preferidos para realizar as compras de Dia dos Namorados, as lojas físicas do centro das cidades ainda lideram os canais com mais da metade das respostas (51,9%), seguido pelos shoppings, com 24,4%, e fechando a lista com as lojas on-line (23,1%). A pesquisa ainda apontou que além das vitrines, o comércio tem outro aliado: a fidelidade dos clientes. Segundo o levantamento, 32,2% dos entrevistados afirmam que irão comprar os seus presentes na mesma loja onde compraram em 2024.  

 

Para a economista-chefe da Fecomércio – RS, Patrícia Palermo, o cenário de 2025 é de otimismo cauteloso. “A expectativa é positiva, baseada num percentual maior de intenção de compra, mas o lojista deve preparar a sua loja para que essas compras aconteçam”, desta Patrícia Palermo.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai