Publicidade
Equipamentos
Estado doa câmaras de conservação de vacinas a FW
Equipamentos foram entregues pela 2ª CRS e substituem geladeiras domésticas em unidades de vacinação
Por: Henrique Brocco
Publicado em: terça, 27 de maio de 2025 às 14:56h
Atualizado em: terça, 27 de maio de 2025 às 14:59h

A 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS) realizou, na tarde de terça-feira, 27, a entrega de duas câmaras de conservação de vacinas a municípios da região. Frederico Westphalen e Liberato Salzano foram contemplados com os equipamentos, que serão utilizados para substituir geladeiras do tipo doméstico ainda presentes em algumas unidades de saúde.

Publicidade

A doação, definida pela Secretaria Estadual da Saúde e pactuada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em dezembro de 2024, atende ao Ofício nº 001/2025/GAB/CEVS, que estabelece critérios técnicos para a destinação dos conservadores. O processo levou em consideração a substituição de equipamentos nas coordenadorias regionais, que receberam novas unidades, bem como a necessidade de liberar espaço físico para as instalações atualizadas e evitar sobrecarga elétrica.

Os conservadores, com capacidade de 500 litros, foram adquiridos originalmente com recursos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e agora serão reaproveitados por municípios que apresentaram necessidade de estrutura adequada. O levantamento para identificar os locais elegíveis foi feito após a enchente de 2024, quando os próprios municípios relataram suas condições físicas e estruturais.

– A nossa coordenadoria recebeu equipamentos novos e, como os conservadores antigos estão em boas condições de uso, o Estado decidiu destiná-los aos municípios que ainda precisam garantir a conservação correta das vacinas. É uma forma de manter a qualidade do produto e fortalecer a imunização local – explica a coordenadora-adjunta, Sirlei Canci.

As responsáveis pela 2ª CRS, Marly Vendruscolo e Sirlei Canci, estão com atenção redobrada para garantir os serviços oferecidos pelo SUS em pleno desenvolvimento. Elas alertam que o Estado passa por um período de grande atenção aos cuidados com a saúde da população, devido à proximidade do inverno. “A prevenção é muito importante, sendo a imunização um ponto fundamental no momento”, destacam.

A entrega dos equipamentos foi realizada diretamente na sede da Coordenadoria de Saúde, e os municípios contemplados deverão instalá-los, exclusivamente, em unidades que ainda utilizam geladeiras comuns, fora do padrão técnico exigido pela RDC 197/2017 da Anvisa.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai