Às vésperas da estreia no Gauchão de Futsal, o treinador Raphael Melo deixou o comando técnico do Guarani Futsal. Melo estava no cargo há um ano e meio, período em que conduziu a equipe de Frederico Westphalen à melhor campanha de sua história no estadual, chegando até as quartas de final da competição, sendo eliminado pela Yeesco em 2024. Raphael Melo chegou ao Verdão no fim de 2023, após conquistar a Taça Farroupilha – Região Noroeste pela SER Santa Rosa. Natural de Pernambuco, o treinador já acumulava em seu currículo diversos títulos conquistados em seu estado de origem. Antes de assumir o Guarani, Melo teve passagens pela ASIF, de Ibirubá (RS), e pelo Cometa – atualmente Rodeio Bonito Futsal.
Bons números
No comando do Bugre, Melo dirigiu a equipe em 36 partidas oficiais, com 15 vitórias, sete empates e 12 derrotas, alcançando um aproveitamento de pouco mais de 55%. Em 2025, ele ainda comandou o Guarani em dois amistosos: uma vitória sobre o Futsal São Lourenço, de Santa Catarina, e um empate com o Horizontina.
O treinador também foi responsável por levar o time frederiquense a duas semifinais da Taça Farroupilha, em 2024 e 2025. Na primeira, foi eliminado pela ATLEC, de Três Passos, que viria a conquistar o título. Na atual temporada, a eliminação foi diante do Soberano, de Sarandi, equipe de melhor campanha até o momento e que disputará a final contra o Lokomotiv, de Palmeira das Missões.
Em contato com a reportagem do AU, Raphael Melo comentou sobre a decisão, que partiu dele:
“O grupo é fantástico, excelentes jogadores e pessoas. O que não é nenhum problema com atletas, pelo contrário, me partiu o coração demais, tanto que nem consegui falar direito com eles porque ainda estou emocionado. Basicamente uma decisão minha porque senti que precisava respirar novos ares”, declarou.
O Guarani também se manifestou publicamente em agradecimento ao trabalho do técnico:
“O Guarani Futsal informa que o técnico Raphael Melo não é mais o treinador da equipe. Agradecemos pelo empenho e dedicação que ele demonstrou ao longo das últimas temporadas, contribuindo com o clube. Rafael sempre será lembrado por sua paixão pelo futebol e pelo compromisso com o Guarani. Desejamos a ele muito sucesso em sua nova jornada. Sua saída é um momento de reflexão, mas também de esperança para o futuro do nosso clube. Obrigado, Rafael!”
Quem assumirá?
O Guarani deve anunciar nos próximos dias o substituto de Raphael Melo. Ainda não se sabe quem será o novo treinador do Verdão. O Bugre estreia no sábado, 31, no Gauchão de Futsal Série A, contra a ACE Filtradores, no Ginásio Poliesportivo Júlio Redecker, em Tupandi.