REGISTRO - A Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, em nome do Secretário Sr. Eduardo Loureiro está convidando todos os Coordenadores Regionais para participar da solenidade de Registro do Gênero Bugiu como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul. A cerimônia acontecerá dia 12 de agosto de 2025, as 15h30min, no Teatro Olga Reverbel, Multipalco do Theatro São Pedro, localizado na Praça Marechal Deodoro, em Porto Alegre.
ENART/2025 I – Na última terça-feira, 05 de agosto, o MTG procedeu ao sorteio da ordem de apresentação das invernadas artísticas e das participações individuais dos inscritos para o ENART/2025, que terão que passar pela seletiva inter-regional. A transmissão ocorreu via redes sociais, e pôde ser acompanhada democraticamente por todos interessados.
ENART/2025 II - Como acontece todos os anos, devido ao grande número de inscritos para a disputa em Santa Cruz do Sul, e tendo em vista que a cada ano a qualidade dos competidores aumenta, o MTG precisa fazer uma pré seletiva, denominada de Fase Inter-regional. Acontecerão três seleções, conforme o agrupamento de regiões tradicionalistas: a 1ª Inter-regional acontece em Tramandaí, dias 30 e 31 de agosto. A 2ª Inter-regional em Venâncio Aires, dias 27 e 28 de setembro e a 3ª em Cacequi, dias 11 e 12 de outubro. A 28ª e a 17ª Regiões Tradicionalistas fazem parte da 2ª Inter-regional, que acontecerá em Venâncio Aires
PROGRAMAÇÃO DO ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA – Próximo final de semana, 14 e 15 de agosto, acontecerá mais uma vez a maior festa do ano, símbolo do nascimento e da manutenção viva do tradicionalismo gaúcho no Rio Grande do Sul. A Geração da Chama Crioula, que este ano é realizada pela 76ª vez, acontece na 25ª Região Tradicionalista, na cidade de Caxias do Sul. O local foi escolhido pela comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
PROGRAMAÇÃO DO ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA I – A programação da Geração e Distribuição da Chama Crioula inicia dia 14 de agosto, quinta-feira, a partir das 14 horas com a recepção das delegações e instalação da Inspetoria Veterinária. Dia 15 de agosto, sexta-feira, às 09 horas, reunião com os Diretores de Cavalgada Regional, e passeio turístico. Na parte da tarde, às 15h30min, acontecerá o 1º Seminário de Turismo e às 18 horas, inicia a concentração das delegações à cavalo, que serão acolhidas para uma bênção ecumênica. Depois do desfile e apresentação das Regiões Tradicionalistas, haverá a cerimônia de abertura, o espetáculo artístico e a geração da Chama Crioula. A programação da noite encerra com show do grupo Girotondo (músicas italianas) e Os Bertussi.
PROGRAMAÇÃO DO ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA II – No sábado, 16 de agosto, às 08 horas haverá concentração dos cavaleiros, sessão solene de abertura e Distribuição da Chama Crioula, com desfile pelas ruas de Caxias do Sul.
28ª REGIÃO TRADICIONALISTA – A 28ª Região Tradicionalista participará do Acendimento da Chama Crioula em Caxias do Sul, com uma delegação oriunda de vários CTGs. O retorno será em cavalgada até Passo Fundo, quando no dia 21 de agosto os cavalos serão embarcados até Taquaruçu do Sul, para um dia de descanso. Inicia então a cavalgada regional, dia 22 de agosto, com a participação de todas as entidades, que levarão a Chama Crioula até Pinheirinho do Vale.
