Promovida pela Associação Cultural Alemã Alpenrose (Acaal), com apoio da Administração de Alpestre, a Oktoberfest, maior festa germânica da região, encerrou as suas atividades no último domingo, 15, reunindo cerca de 20 mil pessoas. No evento, ainda foram vendidos mais de 14 mil litros de chope, superando as expectativas da organização.
– Durante os três dias de festa, foram vendidos 14.335 litros de chope. Números que se mantêm em uma expectativa boa da organização, tendo em vista que este ano enfrentamos uma forte concorrência de eventos em toda região, e a mudança climática, com forte frio na sexta-feira, 13. Não houve superação do último ano, que teve uma venda de 18.390 mil litros, mas esse número se justifica devido a ser a retomada da pandemia, sendo que ficamos dois anos sem realizar a festa. Então, em se tratando de números e expectativa, houve superação e saldo positivo – ressalta a comissão organizadora do evento.
Reunindo público de diferentes regiões e Estados, a festa contou com atrações para todos os gostos, como bailes, danças típicas, comida típica, concursos e o Bierwagen – carro da cerveja, que percorreu as ruas de Alpestre e cidades vizinhas. “Durante os três dias de evento, tivemos os tradicionais bailes que levaram bandas renomadas, como Rainha Musical e San Francisco para o palco. Também, tivemos atrações culturais, com danças típicas, comida típica, concursos, como o do alemão mais feio e chope em metro.
Uma das novidades desse ano foi o carro da cerveja, Bierwagen, que serviu para que a Caravana da Alegria (soberanas e família fritz) pudessem percorrer as ruas de Alpestre e cidades vizinhas, para levar alegria e contagiar a todos com o clima da Oktoberfest”, diz a organização.
As atividades da 22ª Oktoberfest de Alpestre iniciaram na quinta-feira, 12, com a Missa dos Trabalhadores, na Igreja São Francisco de Assis. Na sexta-feira, 13, foi realizada a abertura oficial do evento, onde participaram as soberanas de 2023, além da comissão organizadora e lideranças locais e regionais.