Em constante expansão no mercado, o setor farmacêutico apresenta um leque de possibilidades em diversas áreas de atuação, e quem aproveitou e vem aproveitando todas as oportunidades profissionais é o Rodolfo Ortigara, natural de Taquaruçu do Sul, que hoje, aos 41 anos, reside em São Paulo e lidera o departamento de pesquisa e desenvolvimento analítico da Apsen Farmacêutica, como diretor.
Trajetória bem-sucedida
A história de Ortigara começa nos anos 2000, mas também se enquadra na lista de trajetórias bem-sucedidas dos farmacêuticos formados na URI/FW. Após sua formatura em 2005, iniciou as atividades na Indústria Farmacêutica Prati Donaduzzi, em Toledo (PR), como estagiário. Sempre trabalhando no setor de pesquisa e desenvolvimento analítico, se aperfeiçoou na área de química analítica e conquistou posições de analista júnior, analista pleno, analista sênior, pesquisador, bem como vagas de gestão de equipes como líder de equipe e supervisor de análise instrumental, até chegar a diretor na Apsen Farmacêutica, empresa que faz parte desde o ano de 2016.
– Lidero hoje o departamento de pesquisa e desenvolvimento analítico, departamento que desenvolve e estabelece os padrões de qualidade necessários para que novos produtos sejam comercializados com eficácia e segurança. Sou muito grato a tudo o que a minha formação me proporcionou. Entendo que a dedicação e constante aprimoramento das habilidades requisitadas foram primordiais para conseguir alcançar objetivos distantes. Hoje, me considero realizado, mas com muitas conquistas ainda pela frente – conta Ortigara, que é formado em Técnico Agrícola pelo Colégio Agrícola de FW, graduado em Farmácia Industrial pela URI FW, com especialização em Gestão Estratégia em Tecnologia e Inovação pela UFTPR e mestrado pela UFRGS.
Resultados positivos
Ortigara atua hoje liderando uma equipe de 140 pesquisadores, os quais participam do desenvolvimento de novos produtos para a Apsen e para o mercado brasileiro. Os resultados desta equipe, iniciada em 2016, contribuíram significativamente para levar o faturamento anual da Apsen de R$ 400 milhões a R$ 1,2 bilhão no período de 2016 a 2022, e muito desse resultado se deve a sua liderança frente ao grupo, e considera que sua atividade é, principalmente, voltada a inspirar as pessoas a terem um pleno desenvolvimento técnico e profissional, para buscar a satisfação pessoal por meio de grandes resultados alcançados.
– Ao longo da minha trajetória, aprendi que o sucesso não é uma linha reta, mas sim uma jornada de altos e baixos. Aprendi, também, que é importante não desistir dos seus sonhos, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Meu maior objetivo é ser um bom exemplo para meus filhos, Henrique e Eduardo, e mostrar a eles que, com determinação e dedicação, tudo é possível – acrescenta.
Evoluir sempre
E ao falar em bons exemplos para os filhos, Ortigara também não esquece o incentivo que sempre teve dos pais. “Meus pais, Elido e Geneci, sempre me apoiaram. Passamos por muitos momentos difíceis, mas sempre acreditando que com trabalho duro e disciplina conseguiríamos atingir nossos sonhos. Hoje, profissionalmente, pretendo continuar evoluindo na carreira da indústria farmacêutica, construindo grandes equipes, que tenham capacidades únicas no mercado de trabalho (não só no âmbito nacional), com participação direta no desenvolvimento de medicamentos inovadores para a população do Brasil e que cada profissional que trabalhe comigo na equipe se sinta valorizado e com grandes perspectivas pessoais e profissionais. Espero que minha história inspire outras pessoas a seguirem seus sonhos e alcançarem o sucesso”, finaliza.