O nível do rio Uruguai já altera a rotina dos moradores dos municípios atingidos por sua bacia. Em Itapiranga (SC), por exemplo, o nível está 7,38 metros acima do normal, tendo aumentado 36 centímetros em apenas uma hora. O monitoramento é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
A Navegação Porto Feliz, que faz a travessia no rio Uruguai entre os municípios de Mondaí (SC) e Vicente Dutra interrompeu novamente os trabalhos ao meio-dia desta terça-feira, 17. Nesta manhã o nível do rio Uruguai estava a, aproximadamente, 7,5 metros acima do seu leito normal. Também não será realizada a passagem com lancha, pois a travessia está perigosa.
Foz do Chapecó
A Foz do Chapecó informa que devido às chuvas que estão ocorrendo na região da bacia do rio Uruguai, a usina está vertendo acima do habitual, mas dentro dos níveis normais de operação. A quantidade de água a ser liberada é determinada pelo Operador Nacional do Sistema, que coordena todas as usinas do país.
Na última hora (13 horas), os dados sobre a vazão eram 264.67 m (nível montante), 16.810 m3/s (vazão afluente – quantidade de água recebida e acumulada pelo reservatório da usina); 1.779 m3/s (vazão turbina – quantidade de água que passa pelas turbinas na produção de energia) e 13.989 m3/s (vazão vertida – quantidade de água que sai do reservatório escoada pelo vertedouro da hidrelétrica).