Nesta série de reportagens, que iniciou no sábado, 23 de setembro, a jornada será pelo mundo dos esportes, onde a paixão e a habilidade se entrelaçam. Todo sábado, a história de um esporte diferente será contada, explorando cada modalidade e revelando curiosidades que fazem de cada um, uma parte vibrante da cultura global.
Uma dupla para cada lado da quadra e raquete em mãos para rebater a bola. As características podem confundir o leitor. Tênis, beach tennis ou squash? Nenhum dos três. O esporte se chama padel, e tem conquistado cada vez mais adeptos na região.
O padel surgiu em meados de 1890, quando passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática de tênis ao espaço dos navios. O esporte ficou conhecido como tênis de alto mar, e era praticado em uma quadra de dimensões menores. Por esse motivo, a modalidade tem uma melhor dinâmica de jogo, o tornando mais fácil e divertido de ser praticado.
No Brasil, a prática do esporte começou em 1988, trazido à região Sul por uruguaios e argentinos. Por influência disso, o Rio Grande do Sul é o Estado com mais quadras do esporte, com as primeiras tendo sido construídas nas cidades de Jaguarão e Livramento.
Diferenças entre o padel e o tênis
O tênis é jogado em uma quadra aberta, com raquetes maiores e uma bola mais rápida, podendo ser jogado entre dois oponentes ou em duplas. O padel, por outro lado, é jogado em uma quadra menor, com paredes de vidro, blindex, telas ou alambrados de metal, raquetes leves e uma bola mais lenta. É jogado em duplas e enfatiza estratégia por meio do uso das paredes, que é o maior diferencial da modalidade. Isso porque no padel, a bola pode quicar no chão e depois na parede, uma vez que o ponto ainda valerá. Já no tênis, se a bola acertar na tela, o ponto é perdido.
Para Ramiro Vargas, praticante dos dois esportes, é isso que torna o padel único. “O padel abre inúmeras possibilidades táticas a mais que o tênis, e faz com que a jogabilidade se torne diferente também”, aponta. Já Pedro Haigert, professor de padel em Frederico Westphalen, afirma que apesar do tênis ser tecnicamente mais difícil, o padel exige muito mais explosão do atleta. “Tu tens que tá lá na frente, e já tá aqui atrás também”, declara Haigert.
Como jogar padel
O jogo é simples. Em uma quadra cercada por paredes, cada dupla fica de um lado da rede com a raquete em mãos. A partida inicia com o saque, que é realizado na linha da cintura, em diagonal à quadra oposta. O objetivo é fazer com que os adversários não consigam devolver a bola de forma correta. Ela não pode bater direto na parede ou na tela de proteção da quadra adversária sem antes ter quicado no chão, e deverá ser devolvida antes de bater pela segunda vez no solo. Tudo isso utilizando estratégia, habilidade de equipe e o uso das paredes da quadra para criar jogadas táticas. O time que alcançar o número necessário de pontos primeiro, de acordo com as regras, é declarado vencedor.
Quem pode jogar
O padel é um esporte altamente inclusivo e adequado para pessoas de todas as idades. Sua natureza dinâmica, regras simples e quadra menor o tornam acessível para jogadores de todas as habilidades e níveis de condicionamento físico.
Ramiro Vargas, que se considera um padelista, é proprietário de quadras de padel no município de Palmeira das Missões, e conta que vê um nível de aceitação muito alto de pessoas de todas as faixas etárias. “Como é um esporte com uma jogabilidade muito alta, é muito fácil encontrar uma turma que se adapte ao seu nível de habilidade e de técnica”, destaca o atleta.
Onde praticar?
Por ser um esporte que ainda está em ascensão, não há muitos espaços na região. Apenas Frederico Westphalen e Palmeira das Missões dispõem de quadras próprias para a prática da modalidade. O custo para reservar um horário em uma quadra de padel é, em média, R$ 80 para aulas individuais, e R$ 140 para jogos em duplas. Porém, o valor varia de um lugar para outro.
Curiosidades sobre o padel
– A primeira quadra foi construída em Acapulco, no México;
– Ainda não é considerado um esporte olímpico;
– Lionel Messi, Neymar e Ronaldo Fenômeno são praticantes do esporte;
– É o segundo esporte mais popular na Argentina;
– Praticantes de padel são chamados de padeleiros ou padelistas.