Após uma semana que foi marcada por recordes de acumulados de chuva em menos de 24 horas – mais de 100 milímetros em vários municípios da região, somente entre a madrugada e a manhã da quarta-feira, 4 –, a Defesa Civil do Estado renovou o alerta laranja para riscos de temporais e granizo, para o Norte do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 6, e com instabilidade prevista até domingo, 8.
Um novo episódio de chuva excessiva, deverá afetar os três estados do Sul. Os acumulados de precipitação tendem a ser suficientemente altos para provocar alagamentos, transbordamento de arroios e córregos, cheias de rios com enchentes e deslizamentos de terra. Segundo a MetSul, Santa Catarina deve ser o estado mais castigado pela chuva, embora volumes elevados sejam previstos também para partes do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Mais uma vez se projeta chuva forte a muito intensa com elevados volumes e tempestades isoladas com raios, vento e granizo. No domingo, 8, o tempo segue instável na região, entretanto, as nuvens mais carregadas vão estar sobre os estados catarinense e paranaense com chuva forte a intensa em muitas cidades, além de tempestades isoladas. De acordo com o prognóstico da MetSul, nestas áreas, um grande número de municípios deve ter chuva entre 100 milímetros a 200 milímetros. Há alerta da Defesa Civil Estadual para inundação do rio Uruguai.
Na segunda-feira, 9, e na terça-feira, 10, o ar seco seguirá predominando, com temperaturas amenas em todo o Estado. Na quarta-feira, 11, a aproximação de uma nova área de baixa pressão favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados novamente no Norte gaúcho.