Com alerta laranja da Defesa Civil estadual para risco de temporal até as 10 horas da quinta-feira, 5, o Rio Grande do Sul continua contabilizando prejuízos em virtude do excesso de chuvas e outros fenômenos climáticos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação ocorre em virtude de uma frente fria associada a um ciclone extratropical em alta mar.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos em várias regiões, especialmente, na Serra Gaúcha. Na região de circulação do jornal O Alto Uruguai, excesso de chuva e granizo foram registrados em Boa Vista das Missões, por volta da 1 hora desta quarta-feira, 4. O acumulado de chuvas somente na madrugada ultrapassou 140 milímetros, conforme a Emater/RS-Ascar. No interior, estradas estão intransitáveis devido ao excesso de precipitação.
O alto volume de chuvas da madrugada desta quarta-feira, 4 – e que persistiu pela manhã –, também atingiu outros municípios da região. É o caso de Alpestre e Planalto que, apesar de não reportarem estragos, já tinham um acumulado de 100 milímetros de chuvas cada, em menos de 24 horas. Em Erval Seco, segundo a Defesa Civil municipal, a rua Capitão Balbino alagou durante a manhã desta quarta-feira, mas era possível a circulação de veículos. O lajeado que atravessa a cidade está cheio e a situação é preocupante, caso a chuva persista. Apenas uma casa, no interior, registrou danos.
Rodeio Bonito apresenta pontos de interrupção do trânsito, mas a equipe da Secretaria de Obras e Urbanismo trabalha nos locais desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira. Na escola de educação infantil do município, o saguão ficou danificado com a chuva e o granizo. Pais que puderam ficar com os filhos em casa foram orientados a não levar as crianças para a instituição. Em Palmitinho houve problemas nas estradas e entupimento de bueiros no interior.
Estragos nas estradas e também nas lavouras foram registrados em Novo Tiradentes. A prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, realiza reparos mais emergenciais. Iraí e Jaboticaba também relatam danos nas estradas, sendo que em Jaboticaba houve inundações em propriedades próximas aos rios e registro de queda de árvores sobre galpões que guardam máquinas, causando prejuízos.
Em Dois Irmãos das Missões, choveu quase 200 milímetros entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira, com muitos estragos nas estradas. Algumas localidades tiveram acesso interditado devido ao transbordo de arroios, com água sobre as pontes e entupimento de bueiros. Também houve registro de algumas residências invadidas pela água. Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre não registraram danos.
Em Frederico Westphalen foram computados danos na linha 21 de Abril, onde o desmoronamento de um muro atingiu um veículo e uma moto que estavam no pátio da casa ao lado. A Defesa Civil do município ainda está realizando o levantamento dos prejuízos. A Corsan relatou falta de vazão para abastecimento de água, atingindo cerca de seis mil famílias em FW, especialmente no bairro Itapagé e outras 800 famílias em Caiçara. De acordo com a Defesa Civil Regional, outros municípios de sua área de atuação também tiveram problemas. Liberato Salzano teve intenso volume de chuvas e queda de granizo; além de Entre-Rios do Sul, Ronda Alta e São Pedro das Missões.
* Matéria em atualização