Publicidade
Coogamai
Triagem será realizada nos garimpos visando a liberação das atividades
Minas em situação regular poderão voltar a funcionar após a conclusão da fábrica de pólvoras da cooperativa
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 28 de setembro de 2023 às 09:02h
Atualizado em: quinta, 28 de setembro de 2023 às 09:10h

Donos de garimpos e autoridades participaram, na última terça-feira, 26, de uma reunião realizada pela Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai). O encontro ocorreu no salão paroquial de Ametista do Sul e serviu para tratar da continuidade das ações necessárias para a liberação das atividades nos garimpos, que estão paralisadas desde o dia 25 de julho, após interdição de órgãos fiscalizadores.

Publicidade

A pauta da reunião foi o processo de triagem que será realizado para fiscalizar e deliberar os garimpos aptos a trabalharem, seguindo as normas dos órgãos competentes. Desde a terça-feira, a equipe técnica da Coogamai, juntamente com o Batalhão Ambiental e as empresas Inova Consultoria Ambiental e L.A. Segurança do Trabalho farão as vistorias nas minas, deliberando ou orientando quanto às demandas que precisam ser atendidas para retomada do trabalho.

Conforme informação divulgada pela Coogamai, cada garimpo que estiver adequado, após a conclusão da fábrica de pólvoras, poderá retomar as atividades de mineração. Alguns proprietários de minas solicitaram o prazo de 15 dias, a contar da reunião, para regularizar pendências antes que a vistoria seja realizada.

Estiveram presentes no encontro, a prefeita em exercício de Ametista do Sul, Maria Colussi; o presidente da Coogamai, Nilvo Antonio Zatti; o presidente do Sindipedras, Gilberto Bortoluzzi; os assessores jurídicos da cooperativa, Carlos Garibaldi e Gabriela Garibaldi; o engenheiro de Minas da entidade, Pedro Pena; o técnico de Segurança do Trabalho, Diego Staats Bexaira; a equipe técnica da Inova Consultoria Ambiental, sob a coordenação da engenheira química Andressa Lodi e os engenheiros que estão realizando os projetos elétricos nos garimpos.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Coogamai