A realização de um evento alusivo ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, tem se tornado tradicional no calendário de eventos da Creluz. Na última semana, a data foi mais uma vez lembrada em Rodeio Bonito, no Centro Cultural, com uma programação durante toda a sexta-feira, 22, contando com a parceria da administração municipal, Cigres e Emater/RS-Ascar.
A atividade teve o objetivo principal de conscientizar estudantes e a comunidade sobre a importância da preservação das árvores e do meio ambiente, chamando a atenção para o papel essencial que as árvores possuem para o ecossistema.
A programação do Dia da Árvore em Rodeio Bonito iniciou ainda pela manhã, com a abertura oficial e pronunciamento das autoridades, tendo continuidade com a palestra sobre o trabalho desenvolvido no Horto Florestal da Creluz, ministrada por Adriano Bossi, técnico em agropecuária, agroecologia e de gestão ambiental da cooperativa. Em seguida, aconteceu a segunda palestra da manhã, sobre o panorama de resíduos sólidos urbanos da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com Carlos Eduardo Balestrin Flores, mestre em Engenharia Civil e Ambiental do Cigres. Ainda pela parte da manhã, foram realizadas entregas de mudas e material educativo de conscientização ambiental.
À tarde, a programação foi retomada com a palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade, com Diego Hider Maciel, biólogo especialista em ciências ambientais e especialista em agroecologia, e logo em seguida apresentação sobre educação ambiental, proteção de nascentes e recuperação de ecossistemas organizada pela Emater/RS-Ascar. Também, foram entregues mudas e material educativo de conscientização ambiental.
Durante todo o dia, a Creluz esteve presente no local com tendas instaladas, onde os colaboradores estiveram distribuindo mudas de árvores nativas produzidas no Horto Florestal e material educativo de conscientização ambiental para a comunidade em geral.